terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O projeto Dorme Mariana. Atualizações.

Iogurte faz bem para a pele

Já que me comprometi com o projeto, tenho que registrar que as duas primeiras semanas foram muito melhores do que esperávamos. Mariana tem dormido muito mais cedo do que de costume.
O que foi decisivo para melhorar a questão do horário de dormir:
- Estabelecer a rotina
- Controlar as sonecas diurnas
- Diminuir o ritmo da casa 1 hora antes do horário previsto para dormir
- Substituir a TV por um livrinho
E seguido este roteiro, os carneirinhos chegam de mansinho e quando vamos ver Marianinha dorme o sono dos justos.

Tiro o meu chapéu para o livro Soluções para noites sem choro, que dá dicas sensatas para melhorar toda essa questão. As oito dicas principais eu reproduzo aqui e você, que me lê, que compre o livro e engorde a conta bancária da Sra. Elizabeth Pantley.
As dicas:
1. Mantenha horário consistentes para dormir e levantar sete dias por semana
2. Incentive cochilos regulares todos os dias
3. Ajuste o relógio biológico do seu filho
4. Desenvolva uma rotina consistente para dormir
5. Crie um ambiente aconchegante para dormir
6. Ofereça a nutrição certa para melhorar o sono
7. Ajude seu filho a permanecer saudável e em forma
8. Ensine seu filho a relaxar para adormecer

Agora a real. E que Mariana não nos ouça. Já falei e repito. Detesto rotina. Detesto. Abomino. Gosto das coisas desordenadas. Gosto da liberdade. Gosto de um dia diferente do outro. E essa coisa de rotina para dormir está é bem chatinha. Todo dia a mesma coisa. Todo dia eu e Mariana naquela conversinha mole, naquela luz baixa, silêncio até que ela acaba dormindo. Deve é ficar entediada com esses dias todos iguais. Monótonos....Saudades dos dias que ela pulava feito louca até dizer “qué naná mamãe” (tudo bem, eram 2 da madrugada...) Mariana agora dorme cedo. E eu tenho saudades de ficar mais com ela. Tenho saudades das farras noturnas. Da música alta. Das brincadeiras animadas. Agora nossa casa é quieta. Agora somos todos zen depois das oito e meia. Chato. Chato. Chato.
Mas sei que o melhor para ela é dormir mais cedo. Então, entre a diversão e a obrigação, sigo no meu dever de mãe, que é colocá-la nos bons trilhos sempre.
E não me peçam coerência, que coerência não está entre as minhas dez maiores qualidades.

******************************************
Agora a Fase II do projeto. (esse post está se alongando demais...)
Conforme também prometi, assim que Mariana engrenasse nessa de dormir mais cedo iríamos começar a Fase II que seria (ia...ia..ia..) fazer com que ela não acordasse mais no meio da noite.
Mãããs.....
Primeiro que a Sra. Soluções para noite sem choro disse que é normal a criança até 3 anos acordar no meio da noite. Na verdade, há dados estatísticos sobre isso. Pode comprar o livro. Está tudo lá.
Segundo que essa mesma Senhora diz que a coisa mais difícil é tirar essa mamada noturna.
Terceiro que está me dando preguiça até de pensar em começar o projeto que eu mesma criei.
Entonces, cancelada a Fase II até segunda ordem.
Já basta a pequena dormir cedo. Por mim está mais do que suficiente.

***********************************

Agora para você, minha filha querida,

Não vou mentir e dizer que dormir oito horas ininterruptas não é uma coisa maravilhosa. Mas, filha, não é o fim do mundo acordar uma vez, te pegar nos braços, te dar um leitinho e ver você voltar a dormir, como um anjinho. O projeto Dorme Mariana funcionou tão bem, que, tenho certeza, se quiséssemos, a Fase II também funcionaria. Mas vamos adiá-la. Cada coisa a seu tempo.
E às vezes, filha, a gente sossega só de saber que há solução. Só isso.

13 comentários:

  1. Parabéns pelos resultados! Para começar a fase 2, é bom mesmo dar um tempo, criança estranha muita novidade junta (e vcs têm de estar convictos e confiantes para que dê certo).
    No mais, amei a imagem. Esta carinha dela na foto está demais!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat,
    Já estava sentindo sua falta rsrsrs Estava curiosa para saber como andava a nova rotina da Mariana, mas pelo jeito avc teve mto sucesso ?!?!?!
    Que ótimo ótimo mesmo !?!?!
    Quanto a fase II, dê um tempo, afinal de contas as vezes dá mais trabalho imor determinadas regras do que acordar 1 única vez na noite !!
    É que no meu caso a Clara acorda chorando e chorando mto até 8 vezes na mesma noite....
    Jesus !!!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Lis acorda todos os dias ou uma ou duas vezes por noite!!! O dia fica cansativo e não rende quando não dormimos direito, mas fazer o que né?
    Vou comprar o livro obrigado pela dica.
    ZZ

    ResponderExcluir
  4. Aaaai Pat, adorei seu texto!! Muita sinceridade admitir que prefere mesmo a bagunça!! hahaha!
    Pois eu amo dormir cedo, e amo dormir muito. Graças a Deus Emilinha é uma dormidora de primeira. E ontem começamos o projeto de botar ela na cama MAIS TARDE, veja bem, pra ela não acordar mais às 5h achando que o dia começou. Estamos bem. Ontem ela acordou às 7h e hoje às 6h. Mas depois de mamar ficou boazinha no berço e deixou papai e mamãe ficarem na cama até as 8h, vê se pode!

    ResponderExcluir
  5. Paloma, a foto é da Mariana na pia, enquanto eu fazia o almoço. Único jeito de conseguir mantê-la sob controle. Santo iogurte!

    Laura, 8 vezes na mesma noite é triste...´Mas é estatístico. Com 3 anos melhora. Foca nesse prazo, que passa rápido..hehe Fazia algum tempo que não postava. Vida de advogada é quase uma escravidão...acho que você sabe, né?

    ZZ, só de você falar "acordamos" já me deu uma invejinha. Em casa é "acordo" e ponto. Maridão finge que não é com ele. Mas já acostumei, acredita?

    Lia, dizem que o filho segue o ritmo dos pais. Parece ser a pura verdade. Mas já pedi e repito: manda a Emilia lá pra casa para um workshop com Marianinha? Diz que sim? rsrs

    beijos para todos

    ResponderExcluir
  6. que bom saber que tá dando tudo certo! e tb adorei vc admitir que nao gosta de rotina.

    beijos e bons sonhos pra família!

    ResponderExcluir
  7. Pat, também fiquei muito feliz em saber que o projeto tá indo bem! Ai...sono é bom né! Ontem não dormi direito (meu Deus, tá um calor danado aqui!) e hoje tô um caco! E o pior é que tinha audiência de separação hoje! Quase morri!
    Não esqueça de contar a evolução, tá!
    Ah...o título do DVD do Rato é o seguinte: Palavra Cantada - Clipes. Tem um símbolo da TV Cultura na capa, logo embaixo. Dei uma olhada do site da Saraiva e lá tem. Eu comprei na FNAC. Mas se prepara. Marianinha corre sério risco de ficar hipnotizada pelo tal Rato. Aliás, fofa desse jeito e com essa pele (tratada com iogurte), sei não se o Rato ainda vai preferir a Rata!

    ResponderExcluir
  8. Carol, a gente tem que falar a verdade para os filhos acima de tudo! bjs
    Dani, vou comprar o dvd e correr o risco da hipnose. Não aguento mais o Pintinho Amarelinho. Que venha o Rato!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Pat, escreva o seu livro. Esse, eu compro!Beijocas, Li

    ResponderExcluir
  10. Li! Saudades de você por aqui! E livro...me falta muito know how, seja como escritora ou como mãe. hehe...

    ResponderExcluir
  11. Chegando agora e amando seu cantinho!
    Apesar de detestar a rotina, saiba que está fazendo o melhor pela Mariana, bebês precisam sim, de muita rotina.Eu, ao contrário de você, sou bitolada em rotina - não ter rotina me enlouquce, e Arthur quando nasceu, não tinha rotina nenhuma... as sonecas eram completamente fora de ritmo e isso cansava a nós dois... eu aplico os ensinamentos da Encantadora desde os primeiros dias de vida do Arthur, e hoje, um ano depois, vejo os resultados: ele tira as sonecas que precisa e não briga na hora de dormir, somente se tiver saído da rotina (leia-se: adrenalina alta por causa de bagunça...eheheh). Até dezembro, ele acordava uma vez por noite pra mamar. Eu, um bagaço humano, não quis tirar essa mamada. Afinal,um dia ele ia largá-la por conta própria! E ganhei um presente no aniversário dele: está dormindo a noite inteira desde o dia 29...ehehehe
    beijo grande, estou te acompanhando!

    ResponderExcluir
  12. Cynthia,
    obrigada pela visita! Eu conheci essa Encantadora meio tarde demais. li o livro mas acho que se aplica mais para crianças pequenas. O pepino da Mariana já está entortado agora... Ainda não entrei no seu blog, por isso não sei a idade do Arthur. Estou ansiosa para saber quando ele passou a dormir a noite toda. No mais, tenho fé que um dia ela também dormirá a noite toda. E sigo na rotina, meio entendiante, mas como você bem disse é disso que os bebês precisam!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. ai guria ameio o post!
    acredita que a Nina so tem 6 meses e já nos dá "baile" na hora de dormir.. ela literalmente luta com o sono.. quando o sono vem chegando ela senta no nosso colo, no berço ou onde quer que esteja deitada... uma ginastica e tanto que muitas vezes dura das 21 as 23h.. sufocoo
    quase que ela me faz dormir.
    ja tinham me indicado esse livro, mas acabei nao comprando.. acho que agora vou providenciar logo!!!
    beijocas e sua mariana ta cada dia mais linda e com carinha de sapeca, ehehe

    ResponderExcluir