quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ela.


A cada três posts que leio ela está lá.
A culpa materna.
A mãe vai, conta um fato e culpa. A outra vai, contra um feito, e culpa. Culpa por trabalhar, culpa por não ter tempo, culpa pela bronca atravessada do outro dia. Culpa. Acho que a culpa nasce junto com o bebê. Sai o bebê, a placenta e a culpa. Ela estava lá, no útero, desde o primeiro dia que você se soube grávida e pensou “ai meu Deus, tomei cerveja ontem, fez mal para o bebê”. E ela não aparece no ultrassom, mas mora nos seus pensamentos. E se, ao nascer, dos seus peitos não jorra leite de uma vaca holandesa, culpa. O que foi que eu fiz de errado para o leite não ser tipo A? E aí seu filho tem a primeira febre e você revê seu dia anterior, procurando onde errou, que vento ele tomou por culpa sua.
Culpa. Cada uma tem a sua. Eu, por exemplo, não tenho culpa de trabalhar. Mas tenho culpa por ficar muitas horas ausente. Tenho culpa de dançar. E atraso a volta às aulas porque acho que essa hora e meia dançando farão falta para minha filha. Tenho culpa de banhos longos. Culpa por estar cansada. Culpa por ela não dormir tão bem, coisa que cabia a mim ensinar. Se não ganhou peso, minha culpa. Se foi picada por um mosquito, onde eu estava que não matei o dito cujo? Culpa. Se está chorosa, ai meu Deus, que foi que eu fiz para deixá-la assim? Que atire a primeira pedra aquela que não sentiu culpa.
E tem remédio?
Não sei.
Porque esse não é um post com resposta. É só uma reflexão.

13 comentários:

  1. E bota reflexão nisso.
    Adorei o post: quase poético, mas tão tão verdadeiro...

    ResponderExcluir
  2. Adorei e concordo em gênero, número e grau.
    Aliás, ela tá dormindo e eu tô intenetando! Ai, que culpa...rs.
    www.comtdetati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Só vc para falar da culpa de maneira tão poética. Ela, que é tão dura conosco.
    Amei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ai, ufa! pensei que fosse só comigo!
    faço das palavras da paloma as minhas: só vc para falar da culpa de maneira tão poética.

    beijinhos, linda!
    :)***

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!

    É isso mesmo, no parto saem neném, culpa e placenta. Dos três, só a placenta fica pra trás.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. gostei mto do texto!!

    e como mae-wannabe, te digo: eu já sou cheia de culpa, essa daí já tá em gestacao forte dentro de mim! Culpa de ter bebido, de nao ter melhorado a alimentacao, de nao ter mais grana guardada pro projeto baby...

    nao sei se tem remédio, viu... é pra refletir mesmo.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. É... a marvada está sempre junto da gente, que nem uma sombra...mas de uma coisa a gente não se culpa: Ser Mãe!!!
    E sejamos felizes, mesmo cheias de culpa pelo resto da vida! (Sim, porque ela não vai embora, mesmo depois que o filho abre as asas e voa...)
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Culpa é gênero judaico-cristão para justificar erros ancestrais e invenção de psicólogo pós-moderno que dita regras de comportamento, além de parte da mídia, que cria e divulga modelos de perfeição. Desencana. E afinal, idealizar a perfeição é doentio. Relaxa!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada a todas pelos comentários, como sempre, muito mais enriquecedores que o próprio post.
    Ronise, como eu queria saber teorizar assim desse jeito e falar "ai, nem vou ligar que minha filha hoje ficou chorando feito doida, só porque eu tive que sair para trabalhar e só vou voltar tarde da noite porque isso é coisa judaico-cristã-psicológica-pós-moderna-e-coisa-e-tal-e-tal-e-coisa."
    Mas chego, lá, viu?
    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  10. É menina... minha mãe diz que nós somos pára-raios, tudo cai na nossa cabeça. Na verdade, a gente atrai toda a responsabilidade do mundo pra gente. E pelo visto não tem cura. IMagina que tive que mudar minha filha de escola porque não consegui conciliar horários. Senti culpada, é claro, porque os horários são meus. Agora imagina que minha mãe, lá em outro estado, sentiu culpa porque não está perto pra ajudar... que se ela morasse aqui poderia levá-la na escola. Tem base?

    PS: Obrigaa pelos comentários no Mãe-Solteira Recém-Casada. Vc também vive escrevendo coisas que eu gostaria de ter escrito. =)

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso !?!?!
    Como disse a Paloma, vc poetizou a culpa que é tão dura conosco !?!?!?!?!?!

    Adoro seus posts

    bj

    ResponderExcluir
  12. Amei tanto este post que citei ele no meu blog, tem problema?
    Foi uma descrição perfeita e linda para um sentimento tão horroroso que sentimos...
    Parabéns!!
    Beijocas,
    Dani.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patricia,
    Vim conhecer seu blog através do blog da Dani, mamãe da Maria Flor. Gostei muito do que vc escreveu, realmente traduz o que sentimos muitas vezes.
    bjs

    ResponderExcluir