quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Um mês de escola.

Hoje faz um mês que você atravessou pela primeira vez os muros escolares. Trinta dias depois, aquela euforia toda passou. Às vezes você faz manha e chora para ir. Mas chegando lá fica numa boa e parece gostar bastante. É o que dizem suas professoras nos recados na agenda. Aprendeu a cantar muitas músicas - muitas delas já cantávamos em casa - mas agora me surpreendo com você cantando letras inteiras, uma fofurice de se ver. Ontem mesmo cantou a Borboletinha-tá-na-cozinha-fazendo-chocolate-para-a-madrinha inteirinha sem errar. Canta também Atirei-o-pau-no-gato, nas duas versões, a antiga e a atual e chatamente correta. A graça é ver você dizer Dona Xíca-RA-dimiou-se-se. Também sabe cantar o top hit escolar “Meu lanchinho, meu lanchinho vou comer pra ficar fortinho e crescer”. E a sua professora Joyce (Joize, no seu linguajar) vira e mexe é mencionada. Tem comido bem. Tem horários definidos para a soneca. Não dorme quando volta da escola. E dorme a noite toda quase sempre. Em resumo, uma menina modelo, agora moldada pelas regras escolares. Tudo indo bem, filha.
Contrariando as expectativas ainda não pegou nenhuma gripe ou virose típica escolar (até gripou-se, mas foi do pai mesmo) e de vez em quando volta para casa falando um bebenês que você antes não falava. Acho que (des)aprende com os colegas menores e acaba soltando um quéio ao invés do lindo quero que você já sabe falar e até chamou mamadeira de tetê, coisa que nunca falamos em casa. Ou seja, dois passos para a frente e um para trás. É do jogo.
No mais tem o quesito gincana, que é conseguir manter uniformes limpos e distribuídos pelas respectivas avós, lanches pensados e comprados, lembrar do dia do brinquedo, do dia da natação, do dia da ciranda do livro e ainda das tarefas extras da gincana, como, por exemplo, levar embalagens vazias de artigos de higiene, uma foto 3 X 4, uma foto 10 x 15, a camiseta para pintura, a roupa da festa da primavera e sabe-se lá mais o que está por vir.
Eu só consigo me sentir feliz e orgulhosa de poder te assistir assim, nesse universo que está se formando ao seu redor.
Em outras palavras, deGAVARzinho (como você mesma diz) estamos todos nos acostumando com o fato de que você está crescendo, e que agora temos que dividi-la com o mundo.

Te amo.

9 comentários:

  1. ai, como eu adorava a minha escolinha... ruim é ficar de fora, né? eu perguntei pra psicóloga da creche se eu podia ficar lá e mandar emilia trabalhar no meu lugar, mas não colou...

    ResponderExcluir
  2. Ei, Patrícia

    Descobri seu blog há alguns meses, e sempre fico tocada com a forma pela qual você escreve para a Mariana. Um diário e tanto da vida dela, de delicadezas que devem ser registradas. Lindo lindo!

    Tô começando o meu agora, uma mistura de coisas de mulher recém-casada com as projeções de maternidade. Passa lá!

    Beijo!

    Rach

    ResponderExcluir
  3. Que linda! Bom demais sentir que eles estão bem adaptados e felizes.
    Eu fiquei beeeeeeeem irritada quando ele começou a falar tetê. Eu nunca falei, não gosto, acho bobo, mas deixei pra lá, sem chamar atenção pro assunto e ele voltou a chamar de mamá ou leitinho. Só não sei como ele fala lá na escola. rs!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oooooo...Pat...que belezura de texto, amiga! Viu, é por essas e outras que eu te proibi de sumir daqui, lembra!
    Que bom que a Mari tá toda e toda na escola. Dá um sossego isso, né.
    Quanto a gincana diária, toca aqui! Sufoco isso heim! Ainda não me acostumei não!
    Beijo pro ceis!
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Linda cartinha!
    Essas atividades escolares são uma delícia né! Trabalhinhos, pinturas, artesanato, música... adoro. E, pelo jeito, Mariana-mocinha também!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ai que cheguei a ficar com olhos marejados aqui... qta emoção nessas linhas florzinha...
    Fora isso lembrei até do cheirinho gostoso que tem a escola com todos esse materiais que postou...

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  7. Que doçura, adorei!
    A gente percebe que estão crescendo e começa a dar um apertinho aqui por dentro neh...

    ResponderExcluir
  8. A gente sempre fica embasbacada com cada progresso dos filhotes, e que bom que é assim! Agora a escola, depois amiguinhos brincando em casa, e por aí vai. Que bom que, mesmo na maior correria, está dando tudo certo! Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Realmente deve ser incrível acompanhar a evolução e mesmo a influência da escolinha na vida dos pequenos... que já não são tão pequenos né?

    E olha que foi apenas um mês... novidades virão...

    beijinhos

    ResponderExcluir