sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Só para não esquecer de te falar

Filha,

É meia-noite. Hora de tomar meu antibiótico, porque mãe também toma antibiótico. Às nove e meia foi a hora do seu. A terceira e última dose dessa vez. Não sei como é na casa das outras pessoas, mas por aqui a gente tenta de tudo para te fazer tomar remédio sem chorar. Enfiar seringa goela abaixo não é a nossa praia. Da última vez inventamos de filmar você tomando todo o remédio, coisa que te animava muito. Depois você se sentia imensamente corajosa, assistindo seus inúmeros clipes tomando todo o remédio e terminando com a nossa super comemoração. Coisa de maluco, quem tem filho vai entender. Para essas doses atuais vovó inventou de cantar parabéns e apagar velinha para comemorar o ato de bravura. Primeira e segunda dose de sucesso. Tomou sem reclamar e finalizamos com a cantoria e o soprar de velas. Hoje nem precisei terminar de anunciar a hora do remédio e você já se sentou numa mini cadeirinha, esperando quieta eu colocar as velas sobre a mesa e seu pai pegar a seringa. Abriu um bocão e tomou todo o remédio se fazendo de valente, só para poder cantar logo os parabéns. Mesmo com o gosto amargo do remédio, sorriu feliz porque iríamos comemorar. E aí filha, quando eu vi toda a sua inocência, e toda a sua valentia tive vontade de te falar: - cospe esse negócio amargo minha linda, deixa isso prá lá e vamos só cantar parabéns e assoprar velas até cansar, porque eu só te quero bem. Deixa prá lá essa chatice de tomar antibiótico e também não precisa cortar unha, nem tomar vacina, nem ir pra escola em dia de chuva, nem colocar sapato, nem nada que te desagrade. Porque eu só quero te ver sorrindo. Só isso. Sempre.
Mas eu sou mãe, e nem sempre mãe pode fazer aquilo que tem vontade.
Então te escrevo filha, antes mesmo de tomar a minha própria dose de remédio, só pra te dizer que tive peninha de você. Pela sua inocência, pela sua confiança em nós e pela sua bravura.
Mas já passou, porque mãe tem que ser forte acima de tudo, viu?

boa noite.

14 comentários:

  1. aaaaaaaaaaai
    tô aqui suspirando. por tudo. por todo o post.
    pela bravura da gatinha, pela simplicidade e firmeza da mãe. pelo pai que é companheiro e pega a vela. pela vovó super criativa. e por mim também, que sou mãe e me pego tantas vezes nesses dilemas loucos e cheios de determinação.
    adoro muito vcs viu?!
    melhoras a todos por aí!
    bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Patricia!! Uma mae entende a outra... meus olhos encheram de lagrimas ao ler pq é assim mesmo que a gente se sente!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, sei como dói... Passei dois dias com minha pequena no hospital e minha vontade era correr com ela de lá, o mais rápido possível. Enfim, parabéns pela coragem...da mãe e da filha.

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Lindo... emocionante!
    melhoras pra pequena (e pra mamãe também)
    e parabéns pela mãe sensível e maravilhosa que você é!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai, doeu aqui também...
    Beijos pras duas corajosas

    ResponderExcluir
  6. Lindoo post pra váriar florzinha... adoro ler seu blog... escreve de uma forma que encanta... Parabéns...

    E parabéns pela mãe maravilhosa que vc é... pela família companheira e pela filhota corajosa...rs...

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Patricia,
    que sensibilidade a sua... fiquei emocionada com o post. as coisas mais cotidianas da vida podem trazer à tona sentimentos dos mais profundos. a vida é muito cheia disso, não é? coisas que fazemos no automático porque se pararmos para pensar é capaz de desistirmos de tudo. às vezes a gente tem que engolir a vida como se fosse remédio, tampar o nariz e pronto. e fazer sua filha lidar com esse momento amargo de uma forma doce é algo que vai ajudá-la muito e pra sempre. quando for a vez da laura tomar remédio, vou lembrar de vocês!
    beijo!

    ResponderExcluir
  8. ô meu Deus...me vi no seu relato,qdo dou todo dia o remédio anti convulsivo que meu filho precisa que é a pior hora do dia. Um sofrimento. Existe uma chupeta com um "copinho" acoplado,eles sugam sem sentir o remédio,já viu!?
    Beijo grande pra minha xará!:))

    ResponderExcluir
  9. Pat, pqp... se você não escrever um livro, escrevo eu e copiando seus posts! Especialmente esse, me emocionou mais que todos. E olha que choro quase sempre que você escreve, hein! E, só pra constar: parabéns pela bravura da mãe da Mariana, tá? Um beijão, Li

    ResponderExcluir
  10. Que relato lindo! Enchi meus olhos d´água. Que maravilhosa a bravura da filha e da mãe.

    ResponderExcluir
  11. Ai, Pat, que coisa linda! Momento confissão: faz dias que não escovo os dentes da Emília porque ela não gosta. Deixo a tarefa pras tias da creche e ela dorme com a boca suja. E a culpa, hem? (torcendo pra não dar cárie, aimeudeus).

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pati, que lindo. Sabe que eu fiz uma cartinho pro meu baby na sexta também. Isso é uma delícia porque nos ajuda a colocar pra fora alguns sentimentos que guardamos no coração. E olha que meu baby ainda é uma sementinha, mas já sinto tanto amor e tanto orgulho. Entendi cada palavra escrita por vc.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Lindo, lindo! Eu me identifiquei muito! Tb não gosto que a Ísis tome remédio forçado (vou copiar a idéia das velinhas, essa não tinha tentado ainda). Ela usa bombinha 2x dia e detesta, então dou o remédio para todas as bonequinhas dela, para mim, para o papai e daí ela toma...tadinha...

    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir