quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Soberbinha



Mariana,

Não raro escuto por aí mães se gabando de filho que “-Tem 3 anos e nunca comeu doce”, “ -Mamou até 2 anos”, “ - Nunca tomou refrigerante”, “- Não come nada industrializado”; “ - Adora brócolis”, “- Não gosta de desenho animado” e por aí vai.
Não discuto as escolhas ou opções. Ao contrário, muitas delas são bem salutares até.
O que vejo como problema é a soberbinha que vem nas entrelinhas dos comentários. Noto um ar de superioridade ao ouvir alguém dizer “Meu filho não toma refrigerante”. Ok, super ótimo que ele não toma refrigerante, mas no que isso faz você ou o seu filho melhor que os outros?
E essa soberbinha, claro, não existe só no mundo da maternidade. Frequentemente vejo pessoas se gabando porque não fumam, não bebem, não comem carne vermelha, só comem alimentos orgânicos, blá, blá, blá.
E de novo noto o ar de superioridade, um arzinho de “olha como eu sou melhor que você porque não como carne vermelha nem tomo refrigerante”. Será mesmo que alguém é melhor ou pior pelo que come ou deixa de comer? Claro que não! Peloamordedeus!
Então filha, escute a sua mãe, não se deixe dominar por essa soberbinha boba, esse jeito tolo de tentar dizer ao mundo que se é melhor por isso ou por aquilo.
Fica o recado: suas escolhas pessoais não te fazem melhor ou pior do que ninguém, e só a você dizem respeito.
De gente chata, o mundo está cheio. Tente não ser mais uma. Conforme você for me conhecendo melhor, verá que detesto patrulhas, gente que se acha dona da verdade, enfim, que quer ditar regras para o mundo. Se eu posso desejar algo para você é que cresça autêntica, ética, e livre.
Falei?

Em tempo: você nunca tomou refrigerante, nunca tomou sopa de potinho e nem gosta de TV tanto assim. Eu não fumo, quase nunca bebo, não sou fã de carne vermelha e adoro uma coca-cola. Mas que fique entre nós, ok?

4 comentários:

  1. É verdade, rola isso mesmo. Mas no meu caso, que sou vegetariana, a esnobação vem do outro lado. A maioria das pessoas me vêem como uma pobre coitada que está perdendo o que é bom... E eu não me orgulho não, dieta é apenas uma opção. Importante mesmo é caráter.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Patrícia. Eu tenho as minhas escolhas em relação à educação e à alimentação dela, mas nunca deixei de conviver com amigas que têm escolhas completamente díspares para os filhos. Só peço que não dêem determinada coisa. Temos que evitar a soberba nestas e em outras situações da maternidade.

    ResponderExcluir
  3. eu amei seu post e assino embaixo!
    to cansada desse papo mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é isso mesmo que acontece... depois que eu li seu post é que caiu minha ficha.
    Minha filha come de tudo, bebe de tudo e é a coisa mais linda do mundo... e muito saudável, o que é mais importante.
    Adorei seu blog também. Sempre que puder estarei por aqui.
    Um beijo,
    Adri

    ResponderExcluir