quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Comprei e não usei


Minha gravidez foi uma TPM que durou nove meses. Meu mau humor era tanto que eu evitava todo e qualquer assunto que se relacionasse com gestação. E antes que as dúvidas surjam, esclareço que a Mariana foi muito, muito desejada e esperada. O mau humor era só resultado dos hormônios, nada mais.
Mas, voltando ao assunto, devido ao super mau humor, evitava os assuntos gravídicos. Não lia blogs de grávidas, não li nenhum livro de gravidez, não fiz curso de gestante, não conversava sobre o assunto. Nada. E por conta disso, acabei me dando mal em alguns quesitos. Principalmente no de compras. Comprei bastante coisa que não usei. E como algumas grávidas leem este blog, acho que contar sobre as minhas compras inúteis pode ser útil para alguém.

O que eu comprei e não usei:

Sling.Esse eu comprei depois da Mariana nascer e depois de ler algumas matérias sobre as maravilhas do sling. Li que podia carregar o bebê e continuar com as mãos livres. Que isso, que aquilo. Comprei pela internet e quando chegou o sling eu não sabia como usar. O folheto até que era bem explicativo mas na prática a Mariana não encaixava no negócio. Usei uma única vez no shopping e nunca mais consegui deixar na medida/posição correta. Assim, se você pretende comprar um sling, sugiro que você primeiro experimente. Há várias reuniões de mães slingueiras por aí. Vá até alguma delas e peça para usar. Experimente na prática para ver se se adapta antes de gastar quase 100 pilas e deixar o negócio de lado.

Haberman feeder. Já ouviu falar? É uma mamadeira que custa mais de cem reais e que, segundo ouvi dizer, muito se assemelha ao peito. Pelo que me contaram qualquer bebê se adaptaria a essa mamadeira e, melhor, não largaria o peito. Comprei na mesma hora. Na realidade, a mamadeira é feita para crianças com necessidades especiais (prematuros, bebês com problemas de sucção, etc) e parece que uma tal encantadora de bebês (que eu não sei quem é, mas acredito que seja um tipo de super nanny) indicou para os demais bebês pelas razões que eu já mencionei. O fato é que a mamadeira tem um monte de mini pecinhas, uma coisa super complicada de montar e de limpar. Usei umas 2 vezes e nunca mais. Não sei se a Mariana não teria deixado de mamar no peito se eu tivesse insistido nessa mamadeira, mas que foi dinheiro jogado fora, isso foi.

Higiapele. Achei que ainda se usasse mas aprendi na maternidade que o melhor é limpar o bebê somente com algodão e água. Nada mais. E é assim que eu faço até hoje. Nem lenços umedecidos eu uso. O frasco de Higiapele está lá, fechado. Alguém sabe de alguma outra utilidade para ele?

Seis roupinhas para a maternidade. No site da maternidade que a Mariana nasceu dizia para levar seis roupinhas. Mas faça a conta comigo. O bebê fica três dias na maternidade. Eles trocam a roupa uma única vez por dia. Quantas roupas são usadas? Três. Isso mesmo. Aí comprei seis roupinhas chiquetosas que mal couberam nela depois de sair da maternidade. Sugiro que você compre três bonitinhas, para usar durante o dia e leve outras três mais simples, tipo body e culote, para o bebezinho usar à noite. Assim, no final do dia você pede para a enfermeira trocar a roupa do seu bebê e ele dorme todo limpinho e confortável. Mais economia, mais higiene e mais conforto. Quer mais o quê?

Coisas RN. Não se empolgue no RN. Mariana nasceu com quase 4 kg e, obviamente, perdeu quase que instantaneamente tudo que era RN. Inclusive as fraldas. Assim, espere para comprar as coisas pequenininhas mais para o final da gravidez. O peso do bebê estimado no ultrassom varia em 15%, para mais ou para menos. Faça as suas contas e compre sem exagero.

Termômetro de banheira. Nem preciso explicar muito. Sua mão e o seu bom senso são o seu termômetro. Eu comprei um termômetro ultra fofo de patinho que só serve para ficar boiando no banho da Mariana. Economize outros tantos suados dinheirinhos.

Pagãozinho. Acho que é assim que se chama. São aquelas blusinhas que não fecham atrás. Eu ganhei alguns assim e não rolou. A bebê se embolava toda naquela blusa aberta. Mil vezes um body, vai por mim.

Sapatinhos. Outra coisa que a gente compra mil porque acha fofo e não usa nunca. Geralmente o bebezinho bem pequeno usa macacão, que dispensa o sapato. E aí os sapatinhos fofos ficam todos guardados. Contenha-se!

É o que me vem na memória agora.
E você? O que comprou e não usou??

6 comentários:

  1. Higiapele é ótimo pra limpar o rosto e as orelhas (as suas, não as do bebê). E eu tb acho sapatinhos o fim, simplesmente pq são carésimos. E o termômetro... já ganhei do meu sogro! Acho que pro meu marido vai ser bom, ele é super inseguro, vai ficar perguntando se tá quente demais ou frio demais.

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei Higiapele também! Nem talco, nem óleo! Ah...e o aspirador nasal ainda está no fundo da gaveta, novinho! Mãe de primeira viagem é tudo igual mesmo! Aposto que não tem uma que não fez esse "kit desnecessário"! Beijo! Dani

    ResponderExcluir
  3. Ih, tem um monte de coisas, mas pequei quase nada com a Hannah, aprendi bastante com a Amanda.

    Aqui eu lavo a bunda na pia com agua e sabao, lenço so na rua ou em caso de preguiça extrema, sapatinhos ganhei muitos, usados, pra dizer q nao comprei nenhuma, acabei de comprar um tenis 21 pra ela pq ela calça 19 e a promoçao de pampilli a 20 reais estava muito bom. Shampoo uso pouco, mas tinha bastante, acaba q o sabonete liquido lava tudo. Brinquedos, mordedores, e apetrechos de entretenimento em geral nao servem pra nada, so pra gastar dindim da gente!hehehe

    Higiapele serve pra limpar maquiagem tbm e riscos de canetinha.

    Quanto aos pagoes, entao na verdade eles sao uteis se vc jogar a blusinha de dentro fora, usa um body e aproveita a calça e o casaquinho, eles sao ideais pra proteger bebe recem nascido em lugares mais quentes pq sao de malha bem fininha. Aqui no Rio usei bastante mas com o body no lugar da blusinha horrivel!Hehe

    adorei o post, vou ver se lembro de algo depois

    beijocas

    ResponderExcluir
  4. É garotas, todo mundo já comprou coisitas inúteis para os bebezinhos. O bom é que com o tempo a gente vai aprendendo a ser mais básica no quesito 'coisas de bebê'.
    Ah! O sling continua zero bala em casa. Se alguém quiser, tá às ordens.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O higiapele misturado com azeite de oliva, e otimo para remover maquiagem a prova de agua dos olhos, mas nao recomendo para pele oleosa. Quanto ao sling, eu uso e fabrico, mas vendo diretamente para as mamaes, justamente por causa do que ocorreu com vc, e mesmo pela internet, eu fico a disposiçao de ajudar as mamaes on line, porque e algo novo, e vc esta colocando um ser frágil, entao todo cuidado e atencao e pouco. Ainda, eu recomendo que sempre use antes am casa, e va se acostumando aos poucos, somente depois usar para sair, e ainda sempre tentar testar com travesseiro ou ursos, para manipular, porque depois que vc pega confiança, nao para mais de usar o sling e recomendo mais o de argolas porque vc pode regular a pressao do tecido no bebê. Não falo isso so porque produzo, mas sim porque uso e adoro, e acho que nas lojas nao existe preparo, para ensinar as mamaes, por mais que um manual em dvd ou papel seja minusiosamente explicado, nao existe nada melhor do que a explicacao ao vivo e a cores, tmbem vale a dica de participar de slingadas. e claro existe o gostar e o nao gostar, algumas pessoas simplismente nao gostam ou nao se adaptam, ai vale respeitar a individualidade de cada um.
    quanto ao que nao usei, foi justamente aquelas blusinhas abertas nas costas, e os tais chales. nao usei chupeta e nem mamadeira.
    e quanto ao creme para os seios nao racharem, usei e nao funcionou, o seio rachou mesmo assim, o que me ajudou, foi um oleo que podia passar e a nenê mamar mesmo assim, e o proprio leite materno para cicatrizar. Nao usei as tais faixas de umbigo, nem as fraldas plasticas. os os tais travesseiros nos primeiros meses, so depois de um ano, shampoo e condicionador, somente depois de um ano, ate la so sabonete de glicerina. e os tais perfumes, nunca usei, tenho dois da natura, mas ta lá guardado, adoro mesmo e o cheirinho natural da minha filha, e tao gostoso.
    adorei o post, muito inteligente. parabéns.
    abraços

    ResponderExcluir