quinta-feira, 15 de julho de 2010

Festival de curtas. E o curta que virou longa.



Agora as tiradinhas de Mariana são diárias.

Anteontem ela estava colocando Uniqua (juro que ela tem outros brinquedos, mas só brinca com o Pablo e seus amigos) dentro de uma caixa igual a esta aí da foto, que estava na cozinha.
Eu:
- Nossa filha, é o bercinho da Uniqua?
Ela:
- Não mamãe, é caixa.

***************************
Outro dia, sentada na cadeirinha do carro, aperta a própria bochecha e conclui:

- Mariana é fofinha.

***************************

Agora o curta que virou longa.

Com a maternidade ganhei superpoderes que incluem beijos mágicos que curam dodóis. Mariana vive pedindo beijos nos lugares onde sente dor: - Dá um beijo na minha baíga (barriga) mamãe? E aí meu beijo cura cólicas. – Dá um beijo na minha cabeça mamãe? E aí meu beijo cura cabeçadas.

Eis que no domingo à noite Mariana começa a colocar a mão na orelha e a chorar. Aí pediu:

- Mamãe, dá um beijo na minha oreia?

Eu beijei, já preocupada e ela pede chorando mais ainda:

- Dá um beijo dentro da oreia mamãe?

E aí começa o longa.
Beijo dentro da oreia? Doía o ouvido, meu Deus? E a choradeira continuou, cada vez pior. Fomos nós para o pronto-socorro (porque a gente insiste com pronto-socorros, hein?) e, claro, a super doutora disse que não era nada. Voltamos com uma receita de analgésico, famoso cala-boca de mãe aflita.
E as queixas de Mariana continuaram a semana toda. Nada durante o dia. Choro à noite e às cinco da manhã. Sem febre. Ontem foi ao otorrino que disse se tratar de otite. O ouvido tem pus. Sim, pus! A doutora não viu. O otorrino disse que essa otite deve estar aí já há uns três meses. o pediatra também não viu. A causa? Mamar deitada.
Eu já tinha lido sobre otite de mamadeira mas não tinha dado muita atenção, achava que não pegava nada. E Mariana seguia mamando deitada, inclusive dormindo. Mas como a maternidade é um eterno comer no prato em que se cuspiu, a pequena está com otite e uma receita interminável de remédios para que fique boa logo.

Fica o alerta para as mamães!


Mamadeira: inimiga do ouvido
O ouvido se divide em três partes: externo, médio e interno, e cada uma delas está sujeita a um tipo diferente de otite. A de maior incidência, em crianças pequenas, é a inflamação do ouvido médio.

Em bebês, que não mamam no peito, uma forma característica é a otite de mamadeira. O problema ocorre, principalmente, porque durante a mamada a criança fica deitada, dificultando a chegada do leite ao estômago. O líquido pode "errar" o caminho. Em vez de descer pelo esôfago, penetra na tuba auditiva (que tem a função de equilibrar a pressão dos ouvidos) e chega até ao ouvido.

A melhor forma de evitar o problema é prevenir: resista à tentação de oferecer a mamadeira a seu filho enquanto quando ele estiver deitado aguardando o soninho chegar. A posição correta para mamar é com a cabeça um pouco mais levantada ou semi-sentada, como se a criança estivesse no colo.

Se seu filho mama no peito, as chances de ter esse tipo de otite são pequenas, por dois motivos: o leite materno transmite os anticorpos da mãe para o bebê, aumentando as resistência do pequeno contra as infecções; e a posição da criança é mais adequada, pois ela não permanece deitada enquanto se alimenta.
Fonte: http://www.saudebrasilnet.com.br/SBN_PORTAL/frmMateria.aspx?COD_MATERIA=39&COD_SECAO=24

9 comentários:

  1. Puts...
    sofri horrores com as otites do Isaac e a pediatra dele sempre insistiu pras mamadas serem sentadas.
    sempre.
    é difícil, viu... até porque eles mamam meio sonolentos e não ficam sentados quietinhos pra mamarem relaxados.
    luta braba!
    boa sorte e melhoras pra pequena, viu?
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas tiradas dos pequenos. E quando é na hora da bronca?
    Espero que a otite dela sare logo. E que não se repita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tinha ouvido falar. Vou ficar atenta tb. Mas o bom da história eh que ela já sabia explicar o que sentia e onde. Imagina se fosse menorzinha... ia ser um deus nos acuda!
    Melhoras para a pequena, muitos beijos para sarar.

    ResponderExcluir
  4. Pat, muito bom vc ter escrito isso aqui, pois, mesmo sabendo disso, a maioria das mães ignora esta informação. E acontece mesmo - e muito. Tantos bebês com otite e os médicos (ou as mães) não ligam um fato ao outro. É importante, sim, não criar este hábito.
    Quanto às tiradas, adorei! Mariana é mesmo muuuito fofinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Putz Patrícia, meu sobrinho já teve isso, pela mesma causa: mamar deitado. Realmente é importante elevar a cabecinha da criança ou mesmo deixá-la sentada ou mesmo recostada. Melhoras para a Mariana-fofinha!

    ResponderExcluir
  6. Caramba, vou ter que admitir minha ignorância. Não sabia que mamar deitada podia causar otite. Eu só comecei a tirar esse hábito da Luísa há algumas semanas, pra falar a verdade.
    Ainda bem. Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido falar deste lance da otite, mas aqui em casa, ele só mama deitado o mamá da mamãe, e dizem que, realmente, o leite materno, ainda que vá parar naquela cavidade,não faz mal, então fiquei tranquila.

    Beijocas nas duas, viu? E melhoras para a pequenina.

    ResponderExcluir
  8. ooo gente, mas a Mariana é MUITO fofinha! Fiquei com dó dela pedindo beijo dentro da orelha, quase chorei, mas ainda bem que vcs já conseguiram ver o que era e tratar direitinho. Tomara que passe logo!

    (e putz, eu nao fazia IDEIA disso, é um ótimo aviso).

    beijao!

    ResponderExcluir
  9. Aiiii!Sofri com as otites na minha qdo mamava no peito!Com sono, colocava na minha cama e ali ela mamava!!Conclusão:várias inflamações dessa da Mariana!!Depois de ter passado para mamadeira, nunca mais aconteceu..não sei pq, pois ela continua mamando quando dorme...
    Morri de rir com a historia da caixa!!Elas tem cada uma né?!!!rsrsr
    Adorei o blog, não sei se já comentei antes, mas estou sempre por aqui!!!rsrsr

    Só as mães são felizes!
    www.coisa-de-mae.blogspot.com

    ResponderExcluir