sexta-feira, 5 de março de 2010

É o dente.



O dente virou espécie de salvo conduto lá em casa. Se Mariana dormiu mal, deve ser o dente. Se não quer comer, certeza que são os dentes. Se chora, dentes! Dentes! Dentes! O nascimento dos dentes está para o bebê assim como a TPM está para a mulher. Desculpa para quase tudo.
Tudo bem, para algumas crianças os dentes nascem e a vida segue. Mas, no caso específico lá de casa, parece que os dentes realmente estão judiando da pequena. Casa de ferreiro, espeto de pau. Com pai dentista, Mariana sofre a cada dentinho que nasce. Gengivas inchadas, brotoejas em volta da boca, irritabilidade e, o pior, cocô mole e terríveis assaduras. Sim, assaduras. Segundo o pediatra, nessa fase de dentição as fezes ficam mais ácidas e as assaduras invadem. Estamos na luta contra as assaduras. Já testamos várias pomadas, deixamos sem fralda, lavamos o bumbum a cada cocô e elas até melhoram, mas voltam dali alguns dias. Marianinha, coitada, reclama falando “dodói” a cada troca. É normal, é do desenvolvimento, mas ai, que dó da minha pequena!
Dona Fada dos Dentes devia acumular funções e ao invés de só levar embora os dentes que caem, poderia trazer magicamente aqueles que estão para nascer. Juro que eu colocava uma moedinha embaixo do travesseiro para cada um que ela trouxesse sem dor!

Agora o momento ‘aumente sua cultura’.
Consultando minha guru sobre assuntos problemáticos infantis, Sra. Elizabeth Pantley, a autora do livro Soluções para Noites sem Choro, li o seguinte trecho, que reproduzo para consulta:

“Quais são os sintomas do processo de dentição?

• Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo
• Choramingos
• Salivação excessiva
• Nariz escorrendo
• Erupções cutâneas no queixo ou em torno da boca
• Morder, abocanhar e mastigar brinquedos ou roupas
• Bochechas avermelhadas
• Rejeitar o seio ou a mamadeira
• Demonstrar maior necessidade por sugar
• Gengivas inchadas e descoloridas
• Fezes mais moles que o habitual
• Evidência de dor da mandíbula até o ouvido.
Alguns pais relatam que a dentição vem acompanhada por leve febre, diarréia, vômito ou assaduras. Mas uma vez que esses sintomas também podem sinalizar uma infecção ou vírus, eles devem ser sempre relatados ao pediatra.”




14 comentários:

  1. Ô, gente, tadinha! Com a Ciça era só irritabilidade e eu já ficava com pena. Mas tenho várias amigas que passam pelas assaduras e outros perrengues e sei que não é fácil. Daqui a pouco (pouco?) sou eu, de novo, encarando a dentição. A da Ciça já está completa, ufa! Mas, se continuar tentando chupar dedo, logo vai ter que usar aparelho. Eu, mesmo tendo chupado dedo e ficado com os dentes tortos na infância (usei aparelho também), não consegui impedir minha filha de fazê-lo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa é a mesma coisa, um sofrimento danado a cada dentinho que nasce. Eu sempre digo que deveriam nascer todos ao mesmo tempo, assim o sofrimento seria de uma só vez! rs!
    Melhoras pra pequenina!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. A fadinha foi generosa e por aqui as coisas estão sendo super tranquilas até hoje. Dentinhos sem dor, quando a gente menos espera eles aparecem, assim mesmo, parece pipoca surgindo na boquinha da gatinha. Espero que continue assim e que seja assim tabm quando a troca acontecer.
    No meu sobrinho, os dentinho de leite não caiam de jeito nenhum e os permanentes já estavam surgindo, tadinho sofreu tando.
    Espero que a Mariana melhore logo e mostre um sorriso bem grandão com os dentinhos novos!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    minha filha, a Alice tb tá na fase da dentição (gozado que no caso dela estão nascendo todos os incisivos superiores e a gengiva inferior continua lisinha). Pois bem, não sei se conjugado ao fato de que ela tem intolerência à proteína do leite, mas faz uma semana que ela vem tendo umas diarreiazinhas + fezes ácidas = bumbum assado, consultei a pediatra e ela me receitou Dersani Bebê (um gelzinho que tem funcionado, so so), mas a dica potente mesmo é a da vovó: banho de assento com permanganato de potássio. É como tirar com a mão. Faço dois por dia (manhã/noite), enxugo, ponho a pomadinha (tratamento genérica / dersani / hipoglós amêndoas - vou revezando) e voilá para as assaduras. Experimente.
    rlg.t@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. pra assadura, além do que voce vem fazendo, eu dou uma borrifada de agua termal (da La Roche Posay) no bumbum, dou uma sopradinha pra secar bem (ou enxugo, se estiver com mais pressa)e coloco a pomada. Funciona, viu?
    beijo

    ResponderExcluir
  6. A Clara tb sofre muito com os dentes - e nós tb! Dorme mal, come menos, fica chorosa e dengosa. Faz birras pra tudo. E o cocô ultimamente tb anda bem mole - e fedido, muito fedido!!! Um horror. Graças a Deus conseguimos evitar as assaduras, pela ótima dica do primeiro pediatra que ela teve, que cuidou dela qdo nasceu até mudarmos de cidade. Usamos óleo de canola desde que ela nasceu até hj. E nada de assaduras. A única vez que teve foi uma vez aos dez meses que eu inventei de experimentar uma pomada, voltei ao óleo e nunca mais. Sim, óleo de canola de cozinha. Fica muito mais em conta que pomada, dura mais, e nem remédio é. Mas funciona que é uma beleza, é só passar uma boa camada (pode ser com as mãos ou com um algodão, como eu prefiro). Depois que vc pega o jeito não quer outra coisa. Pra ficar prático de carregar, coloco em garrafinhas de água pequenas. Tem mães que me olham com desconfiança, mas todos que vêem como dá resultado apóiam. Vale a pena. Um beijo.
    P.S. Tb estamos sofrendo tempo de dentes, que está se prorrogando, pois aqui em casa eles estão saindo um atrás do outro, desde o fim do ano. ufa!

    ResponderExcluir
  7. Oi florzinha... adorei seu blog!! Estou te linkando... Qanto aos dentinhos... nossa por aqui dos sintomas que descreveu meu pequeno tem vários:
    • Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo
    • Choramingos
    • Salivação excessiva
    • Nariz escorrendo
    • Morder, abocanhar e mastigar brinquedos ou roupas
    • Gengivas inchadas e descoloridas
    • Evita a chupeta e fica mais irritadinho
    • Chega a ter febre

    Ou seja, cada dentinho novo a TPD (tensão pré dente) ataca!! Estou recorrendo a homeopatia agora...vamos ver...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A fada dos dentes economizou viagem e veio 4 de uma vez.. mas tudo bem. faz parte... qd o trem tava feio de assaduras, colocava maisena... sim! maisena aquele da caixinha amarela... umas 5 horas depois já melhorava bastante!
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. ai tadinha da Mariana, tomara que passe logo! fico aqui torcendo pra fadinha trazer logo um monte de dentinhos de uma vez, pra economizar sofrimento!

    e maizena minha mãe também usava com a gente (como é que eu lembro disso, meu deus?), acho que funciona mesmo!

    beijão

    ResponderExcluir
  10. Patrícia, clicando e clicando te achei!!!
    Amei o post, muito bom mesmo!
    A Luisa sofre a cada dentição e realmente tudo gira em torno disso.... todos os sintomas batem!
    Enfim, amei o blog, a Mariana (linda!) e vamos te seguir!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Patricia! É verdade, os dentes judiam mesmo dos pequenos... Não conhecia o sintoma das assaduras. Bento baba bastante, quer morder tudo, tem febrinha, às vezes diarreia... Os últimos que nasceram foi terrível, vieram os 4 incisivos superiores de uma vez!
    Se vc conseguir falar com a Fada dos Dentes para ajudar a Mariana, peça para ela dar uma suavizada no nascimento dos dentinhos do Bento também! :P

    ResponderExcluir
  12. Ai, Pat, que horrorr!!! Que medo!!! Já estou antecipando o nosso sofrimento (meu e da Emília, porque mãe sofre junto, né?)

    ResponderExcluir
  13. Meninas, obrigada pelas dicas! Vou tentar a maisena e depois o óleo. um de cada vez, para saber o que realmente dá certo.

    beijos

    E Lia, é assim mesmo. Mãe sofre junto. às vezes até mais. Vai vendo...
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, lendo esse post meio atrasadinha, resolvi dar uma dica de pomada. Se chama Dermodex Tratamento(tem generica tambem) é otima! E quando não tem assadura tem a dermodex prevent.
    Outra, agora mais caseira. Maisena com azeite, formando uma pomada natural (e muito antiga). Ambas funcionaram aqui em casa na época dos dentes!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir