sexta-feira, 31 de julho de 2009

Caindo e aprendendo.


Mariana,


Como acabei de contar para a Lia, ontem você caiu e bateu a boca.
Estávamos lá treinando os seus primeiros passinhos, você tropeçou e foi de boca na quina da mesa.
Não foi o primeiro tombo feio. O primeiro que assustou foi há uns dois meses atrás, quando você caiu da cama, de testa no chão. Nesse me desesperei mesmo e corremos para o hospital.
Felizmente não era nada. Só um galo, tratado com compressas.
Ontem sua boca sangrou. Como papai é dentista, não precisou de hospital. Apenas uma compressa com gelo.
Nas duas vezes chorei.
Será que um dia vou me acostumar? Desconfio que não...

p.s.1: no dia do galo na testa, o médico do hospital ensinou que a batida na cabeça é grave quando:
a) a criança desmaia (ai, que óbvio);
b) a criança fica sonolenta ou
c) a criança começa a vomitar.
Fora desses casos, não é preciso se desesperar.

p.s.2: essa foto não é de ontem não. Claro que eu não tiraria uma foto com você sofrendo. É de outro dia. Choro de manha. Pura manha.

5 comentários:

  1. Olha, assim, sou craque em batida na cabeça, tem q notar se:

    vomita mais de 3 vezes na primeira hora apos a batida, se fica sonolenta demais ou atordoada e se sangra.

    Aqui tenho 2, a de 3 anos eh bem atletica, ela ficava sempre se machucando pq era muito espoleta, pulava na cama e enfiava a cabeça na parede ou mergulhava de cadeiras, isso com uns 10 meses, a minha de 9 meses eh bem menininha, menos travessa, tudo chora, entao uma batidinha de 10 cm de altura ela abre o berreiro!hehe
    Hj ja fico menos em panico mas no primeiro ano com a Amanda foi dureza!

    Linda ela!!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um desespero mesmo, mas sabendo das coisas que aconteceram na minha família quando éramos pequenos tenho certeza que uma força superior protege as crianças! Uma das minhas irmãs certa vez (ainda nem andava) escalou uma escada que meu pai tinha colocado pra consertar o telhado e chegou toda sorridente, engatinhando no parapeito, para cumprimentar meu pai lá em cima. Pense no susto!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patrícia, obrigada por ler o blog! Nossa, me deu um arrepeio ma espinha em ler esse post, que meda, meu Deus!! Noah ainda não anda, mas já cai bastante. Todo dia. A solução foi colocar muuuuuito tatame no quarto dele. E mesmo assim...
    Será que a mãe natureza não podia ter dado uma forcinha e mandado os pequenos ao mundo com um poderoso sistema de amortecimento?? Ai, ai. Beijo, Roberta

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, o pior é que a gente se acostuma, pelo menos com as batidas "leves", que são a grande maioria. Eu pego no colo, dou um abraço e digo que vai passar (passa em menos de 1min.).
    Uma amiga minha, que é neuro,a falou que sonolência só é preocupante se for muita e numa hora em que a criança normalmente não dormiria.
    Isso costuma deixar as mães muito preocupadas à toa: se a criança bate a cabeça perto da hora do soninho, claro que vai querer dormir depois (ainda mais que chorar muito dá sono, eu acho). Desmaio e vômito, sim, são preocupantes.

    ResponderExcluir
  5. Dannah e Paloma,
    obrigada pelos conselhos de quem tem mais experiência na área tombos-galos-cortes-arranhões.Aos poucos vou me acostumando...espero!
    Lia e Roberta,
    estou alguns (poucos) passos na frente de vocês. Não se assustem. Se eu estou sobrevivendo à maternidade, qualquer um tira de letra.
    A todas,
    é garotas, "a rapadura é doce mas não é mole". bjssssss

    ResponderExcluir