quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

So this is Christmas


Mariana,

É Natal. Ao longo da sua vida você vai ouvir muitas críticas à data. Sempre relacionadas a consumo, comércio, ninguém se lembra mais do verdadeiro significado do Natal e coisas do gênero. Se você já está lendo esse texto por conta própria, certamente já te ensinei o verdadeiro significado do Natal. Então não preciso ficar aqui te repetindo. Assim, vamos partir da premissa que Natal é celebração do nascimento de Jesus e quanto a isso não temos dúvida. Mas, de tanto as pessoas comemorarem esse nascimento, foram surgindo as tradições todas, e o que começou numa manjedoura e alguns reis magos, terminou no Shopping Center com foto de Papai Noel a R$ 5,00 contos a unidade. E entre uma ponta e outra, o que há? Só o que criticar?
Não. Claro que não.
Minha memória de Natal é maravilhosa, filha. O cheiro do peru assando. Minha avó Hebe fazendo doce de castanhas. O dia que essa minha avó se vestiu de Papai Noel e as calças caíram bem na hora da entrega dos presentes. Eu e meus irmãos montando a árvore de Natal. A rosca de nozes. O meu irmão Matheus dando curto-circuito nas luzinhas de Natal. O cheiro de panetone. Minha bisavó Catarina subvertendo o Natal e me mostrando os presentes já comprados e guardados em cima do guarda-roupa. Meu pai fatiando o peru.Os exageros de presentes que eu e meus irmãos ganhávamos do trio vó/tia avó/bisavó. Meu pai penando para montar e colocar pilha nos muitos brinquedos que ganhávamos.Os poucos Natais com meu único tio, sua mulher e meus únicos primos, hoje tão distantes. O entusiasmo da minha mãe com a data, enfeitando a casa, comprando árvore e cozinhando para um batalhão, mesmo que nossa família tivesse apenas poucas pessoas. Minha avó Margarida, hoje tão velhinha. Os Natais já casada com seu pai, almoçando quatro vezes - na minha mãe, na mãe dele, na tia e no primo – só para não descontentar nenhum parente. As rabanadas da sua avó Marlene. O primeiro Natal que passamos na minha casa de casada, no ano que minha avó Hebe tinha morrido. O Natal em que eu estava grávida e, enjoada, não comi nada da ceia. O primeiro Natal nessa nossa casa, com você nos nossos braços, o maior presente do mundo.
As lembranças são muitas, filha. Você também terá as suas. E se forem doces como as minhas, é sinal que eu e seu pai fizemos um bom trabalho.
Mariana, Natal é sim data para celebrar. Como todos os dias da nossa vida.
E sem nunca perder de vista o verdadeiro significado. Como todos os dias da nossa vida.

Um Feliz Natal a todos!

3 comentários:

  1. Feliz Natal, mas com espírito aberto e um novo significado, quando se tem filhos.
    Bjs,

    Ronise e Alice
    www.maesomudadeendereco.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Patricia, amei o texto, também sinto como vc, saudades dos natais da infancia, quero muito que as meninas tenham lembranças assim, deliciosas. Fica tao complicado natal de adultos, ne? heheh

    Mariana, mamae escreve muito bem e com o coração!!

    Menina, crias acordando, depois volto com calma, to tentando visitar todo mundo.

    Feliz natal atrasado e que 2010 seja maravilhoso para vcs, com tudo que tem direito! Muita paz pra vcs, que Papai do Céu abençoe, e da um beijo e abraço na sua prima por mim, ta?

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Patricia,

    Adorei o texto !!!
    Até hoje o Natal me encanta muito, mesmo assim tenhos muitas saudades dos Natais da infancia.
    Assim como você quero que minha filha tenha doces lembranças dessa data tão especial.
    Espero passar pra ela o verdadeiro significado do Natal...

    Grande beijo

    ResponderExcluir