quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo! Feliz Ano Velho!

Filha,

2009 foi um ano importante. O ano em que você aprendeu a andar com as próprias pernas. O ano em que você aprendeu a falar e, mais que isso, exprimir os seus desejos sem ter que berrar por isso. O seu primeiro ano de vida. O ano em que a nossa bebê começou a se tornar uma pequena menina.
Me espanto de ver o quanto você cresceu. A cada dia me surpreendo com o seu tamanho, com a sua desenvoltura; quase não reconheço a bebê que no ano passado estava nos meus braços, mamando no meu peito.
Outro dia mesmo começou a falar mamãe, hoje forma pequenas frases. Ontem mal andava, hoje corre, dança, rodopia. O tempo tomou outra medida desde que você nasceu. Não passam mais os dias. Passa você. Cresce você. A medida do nosso tempo é você. E a recompensa é ver essa criança feliz que você está se tornando. Todo o resto ficou muito menos importante. Essa é tão falada nova dimensão que a vida ganha quando um filho chega.

Mas filha, 2009 não foi perfeito. O balanço geral foi bom. Mas não há ano 100% bom. Não há nada 100% bom. Acostume-se com isso. Nossa vida é de altos e baixos. De bom e de ruim. De doce e de amargo. E é isso que nos impulsiona filha. Essa incerteza, essa esperança de que sempre tudo vai melhorar, que a gente vai emagrecer, que amanhã vai fazer sol, que o salário vai aumentar, que a gente vai ganhar na loteria, encontrar o grande amor, se curar da gripe, ligar o rádio e escutar a música preferida... a incerteza e a expectativa é que dão gosto à vida.
Minha vida não é perfeita. Nem a sua será. Portanto, aproveite as marés altas. Saiba saborear os bons momentos. Agradeça a cada dia feliz que passar. Não se lamente pelos leites derramados. Não condicione a sua felicidade aos momentos futuros. Quando eu crescer. Quando eu casar. Quando eu passar no vestibular. Quando eu me formar. O futuro não é garantia de felicidade. Aproveite o agora. O hoje. Valorize as pequenas alegrias. Cresça saudável e forte. Divirta-se. Seja intensa e apaixonada. Viva livre e feliz. Sempre.

Que esse espírito de contentamento contagie todos nós em 2010.

Feliz Ano Novo!!!!

6 comentários:

  1. É isso aí, todo ano é feito de coisas boas e ruins. E é feito por mim, pela Mariana, pela Ciça, pelos maridos, por todos nós. Se a gente se empenhar, cada ano pode ser melhor!
    Beijos e feliz 2010!

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente adoro seu blog, seus textos são ótimos, sua percepção da maternidade é fantastica !!!

    Espero que em 2010, as conquistas sejam ainda maiores e a felicidade seja a conquista do dia a dia !!!

    Espero ainda que possamos, cada dia mais, dividir nossas experiencias.

    Um grande beijo

    Laura e Clara

    ResponderExcluir
  3. Pat, que você tenha um 2010 maravilhoso, mesmo apesar desses altos e baixos. É realmente uma revolução contar os dias a partir do crescimento dos nossos filhos. Já tenho feito isso, mesmo com a Emília ainda dentro de mim. O dia do positivo. A primeira vez que vi o rostinho dela no ultra. O dia em que soube que era menina. O primeiro movimento. O primeiro soluço. E por aí vai...

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras! É isso mesmo!
    Feliz 2010!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!
    Espero que em 2010 a gente não esqueça de aproveitar as marés altas, de viver o momento, e desfrutar das pequenas alegrias.

    um ano novo incrível pra vocês, beijos

    Fla

    ResponderExcluir
  6. Olá Patricia! Sou a Mari (Mariana!), mamãe de um garotinho chamado Pedro (1 ano e 9 meses). Conheci seu blog dias desses e gostei muito (estou te seguindo rsrs). Parabéns pela bela Mariana! Voltarei aqui mais vezes!
    Quando puder nos faça uma visita lá no Mundo do Pedro - http://mariepe.blogspot.com
    beijinhos

    ResponderExcluir