terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O primeiro exame de urina a gente nunca esquece.




Mariana,

Olha como a gente complica a vida.
Depois de mais de uma semana com febrinha, chorinho, tosse, noites mal dormidas e chatices tais resolvemos te levar ao pronto-socorro. A médica, cautelosa, além do tradicional raio-x do pulmão resolveu pedir um exame de urina. Febre, criança chorosa... Nunca se sabe. Podia ser infecção de urina.
E lá vai a mãe sem experiência atrás da enfermeira, esperando o copinho para coletar a urina, tal e qual adulto faz.

Mas qual nada.

Criança, óbvio, não faz xixi em copinho. Te colocaram foi um saquinho coletor (imagine um absorvente de plástico, com um buraquinho que te colaram na periquita), como me disse a enfermeira. E aí era só esperar o xixi. Ela me disse para ficar de olho, e quando você fizesse xixi, que a avisasse para ela tirar o treco.
Saí da sala com a enfermeira e fomos para a espera. No mundo materno, logo as mães solidárias me davam diagnósticos.


Uma:


- Vai colher xixi? iiiiiii, vai demorar, viu? Se prepara...Dá água pra ela.

Outra:


- Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....coitada... O meu filho demorou quatro horas e não fez. Molha a mão dela.


Um pai:


- A minha fez mas o saquinho vazou e perdemos tudo. Molha a nuca dela.


Outro:


- Esse coletor inibe o xixi. Ela só vai fazer quando a enfermeira tirar o negócio. Molha sei lá o que dela.


E assim foi. Cada um com um prognóstico mais desanimador que o outro e uma dica mais mirabolante.
E lá fui eu me desesperando, tipo minha filha não vai fazer xixi, vou dormir aqui no pronto-socorro, esse exame de urina não vai rolar, amanhã teremos que voltar, será que vão por sonda, ai meu Deus, e agora, e agora, e agora?!?!
E aí liguei para minha mãe e contei meio tensa que você tinha que fazer xixi e que não estava fazendo, que isso, que aquilo...


E ela, bem calma:


- Pat, a Mariana faz xixi o tempo todo. Toda hora a fralda dela tá molhada. CLARO que ela vai fazer xixi.


E aí me veio a lucidez. Claro que ela ia fazer xixi. Como sempre faz. E relaxei. Vovó estava certa. Claro que você ia fazer xixi. Que desespero mais bobo...
E alguns minutos depois fui dar uma checada no saquinho e lá estava ele, o xixi, amarelinho da silva. Pronto para ser examinado.
Demorou. Mas não foi a noite toda. Nem vazou. Nem nada do que disseram. Drama totalmente à toa. Desesperar não leva a lugar nenhum. Cada vez mais me convenço disso.

Exame de urina. Mais uma para a minha lista de desafios de mãe de primeira viagem. Missão cumprida com sucesso!

Em tempo: o exame nem deu nada. Graças!

9 comentários:

  1. Ai, zezuis, tem isso ainda? NUNCA tinha me passado pela cabeça, teste de urina? Eu, desavisada do jeitim que sou, era capaz de dar o potinho na mão do Noah e dizer "aqui, dentro, filho, faz aqui ó".
    Que bom que não é nada, Pat.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. se vc fosse seguir essa turma toda a mariana ia terminar de ponta cabeça em um balde de cerveja. Que bom que não deu em nada!

    ResponderExcluir
  3. Ro, eu fui crente que iam me dar um copinho. Na verdade (juro, não dá risada), pensei que era só espremer a fralda no copinho. Santa ignorância.

    Renato,
    se a gente vai na voz do povo, meu filho, a coisa degringola. Tem que parar, respirar fundo, e recuperar a lucidez! Pais e mães de primeira viagem uni-vos contra a palpitaria geral da nação.

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Ufa, ainda bem que não é nada. E que ela fez rapidinho. A Ciça já fez e super se inibiu com o coletor, demorou hooooras.

    ResponderExcluir
  5. Paloma,
    o rapidinho que eu digo foi das oito à meia-noite. Mas para quem se preparou para pernoitar no PS, até que não foi tão ruim assim...O lance é não esquentar muito. Acho que tenho conseguido. Beijos

    ResponderExcluir
  6. haha Tb já passei por isso com Pitoco e, na primeira tentativa, não deu certo. Só no segundo dia conseguimos. Contei isso num post, e algumas mães de garota ficaram curiosas para saber como seria com elas. Tá aí a resposta, não? hehe Que bom que ela fez e deu tudo certo! Beijocas nas duas.

    ResponderExcluir
  7. Você deu sorte isso sim! Alice já com quase 2 anos demorou...e eu, querendo dar uma de esperta, tentei tirar o xixi da fralda, mas a tecnologia floc gel não permite essas falcatruas. Quando fiquei relax, ou seja, depois do terceiro coletor, ela fez o xixizinho na boa...

    ResponderExcluir
  8. Pat do céu! Nem te conto o que aconteceu com a Nina neste exame. O plástico grudou na pererequinha dela e machucou tudo...ficou bem assado...Tenho trauma deste exame desde então!
    Mas ainda bem que com a Marifofa não aconteceu isso! Graças! Beijo, querida! Dani

    ResponderExcluir
  9. Bom, pelos depoimentos aí de cima, vi que tive mesmo foi sorte de principiante...beijos!!!

    ResponderExcluir