quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Para Lia



A Lia está chegando na reta final da gravidez. Período de ansiedade, acho que das maiores que há na vida. Eu, pelo menos, ansiava pelo desconhecido. Como seria ser mãe? Minhas dúvidas não eram filosóficas. Eram práticas. Eu saberia trocar fraldas? Conseguiria amamentar? Saberia cuidar de alguém 24 horas por dia? Eu seria boa mãe, no sentido prático da coisa? Porque instinto maternal eu nunca tive muito não... Nem nunca fui muito fã de crianças, assim no genérico. Gostava (e gosto) de crianças específicas. Das minhas sobrinhas e dos meus afilhados e de uns sobrinhos emprestados (e agora uns virtuais) e é só. Daí a dúvida. No final da gravidez encasquetei que não queria mais que Mariana nascesse. Que ficasse na minha barriga, que lá eu sabia o que fazer. Mas, claro, ela nasceu e me considero uma boa mãe. De novo, não no sentido filosófico, mas no sentido prático mesmo. Me saí melhor do que esperava no setor da puericultura. Soube trocar fraldas com facilidade. Amamentei sem problemas. Soube dar banho de primeira, sem ajuda nem nada. E me virei bem de uma maneira geral. Penei em alguns momentos, mas hoje tudo está muito mais fácil. Um ano e quatro meses de experiência devem valer alguma coisa.
E assim, na qualidade de amiga virtual, quero presentear a Lia com o pouco que aprendi nesse que foi o período mais intenso, mais cansativo e ao mesmo tempo mais prazeroso de toda a minha vida:

1. É fato que você vai dormir pouco. Mas a gente se acostuma a dormir menos. Juro. Antes da Mariana nascer eu dormia 10, 12, horas seguidas. E hoje, mesmo dormindo a metade disso, fico inteira no outro dia. O corpo se acostuma.
2. Nenhum bebê é igual dois dias seguidos. Sábio conselho da minha mãe. Hoje não dorme, amanhã dorme. Hoje está de mau humor, amanhã tudo volta ao normal. Hoje come à beça, amanhã não come nada. E por aí vai. Então não vale à pena se desesperar por pouco.
3. Nas horas de desespero (muito choro, muita cólica, muito cansaço) mentalize o mantra: vai passar. Porque passa, viu?
4. Faça back up das fotos. Perdemos TODAS as fotos da Mariana do nascimento até os seis meses, incluindo maternidade e batizado. É. Deu pau no computador e não tínhamos back up. Conseguimos recuperar algumas com minha mãe e meu irmão, mas quase tudo se foi. Cuidado!
5. Talvez o primeiro mês seja fácil para você. Mas se não for – e para mim não foi - garanto que assim que se passarem os primeiros trinta dias, tudo parece que se ajeita. Não sei o que acontece, mas com um mês tudo melhora.
6. Ouvidos de mercador para os palpites. Basta você ser mãe para todo mundo saber mais do que você. Não esquente, não sofra com isso, finja que aceitou e siga sua vida. Desconsidere até mesmo esses meus palpitinhos, se não te servirem de nada!
7. O pediatra não é Deus. Não é porque ele disse que você tem que seguir 100%. Eu escuto e filtro. Faço o que bem entendo muitas vezes e tem dado muito certo.
8. Siga a sua intuição. Acima de tudo e de todos. Costuma dar mais certo que qualquer outra coisa.
9. E last but not least, prepare-se: O maior amor do mundo te espera, bem aí na sua barriga!


Lia, esse é o meu presente de chá de bebê virtual para você. Espero que te sirva!

Convido as demais blogueiras a presentearem a Lia com as suas experiências pessoais!

11 comentários:

  1. Pat, adorei!! Estou emocionada, sério! Foi um dos melhores presentes que ganhei desde que engravidei, muito melhor que qualquer roupinha.
    Está sendo uma delícia participar dessa comunidade virtual de mães blogueiras, é riquíssimo. E realmente espero que tudo isso me ajude a criar minha filha.
    Muito obrigada pelo seu carinho.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeeeeeei seus conselhos, todos. E te juro, me deu vontade de chorar só de imaginar perder tantas fotos!
    um beijinho

    ResponderExcluir
  3. Lia,
    é mesmo muito bom partilhar experiências com as outras mães blogueiras. A cada dia aprendo uma coisa nova e me surpreendo com a quantidade de gente incrível que está aí, do outro lado do computador! beijos!

    Renata,
    meu marido me deu a notícia das fotos tão aos poucos tipo "o gato subiu no telhado" que quando entendi de verdade que não tínhamos mais nada nem chorei. Como já contei, recuperamos algumas fotos com familiares, mas outras...só a memória agora...Back up please!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pá,
    faz tempo que não posto nada, mas vim deixar minhas dicas. São longas. Sobre amamentação e sobre amor.

    Sabe, Lia, minha mãe nunca conseguiu amamentar nenhum de nós três (eu e meus irmãos). Dizia que não tinha bico no seio. Eu tinha mto medo de ser incapaz tb. Mas ninguém é. Amamentar é possível, intuitivo, fácil até, mas requer certo comprometimento. Então, lá vai:

    a) nos primeiros dias a bb não vai sugar quase nada. É assim mesmo, TODOS perdem peso na Maternidade e já nascem c/ reserva de gordura prá isso. O colostro é pouquíssimo. Não se impressione se falarem: "já dormiu? não!acorde prá mamar mais!". Eu chorei de insegurança na maternidade com isso. Mas nenhum bb morre de fome sem antes berrar pedindo peito! Acredite: sua filha já nascerá sabendo lutar para viver!!

    b) não deixe ela te machucar. Se sentir dor, ponha o dedo mindinho no canto da boquinha e a posicione de novo no seio. Assim, evita maiores complicações. É horrível amamentar qdo o seio está machucado e, fazendo assim, vc evita passar por isso.

    c)é mentira q amamentar dói. Lenda da patrulha do "vc não consegue". Não dói nada. Se a bb fizer bocão prá pegar o seio não vai doer. E a boca de peixinho indica q tá tudo bem (essa quem me ensinou foi a madrinha do meu filho, né, Pá?? rsss);

    ResponderExcluir
  5. d) o ruim, eu acho, é ficar parada na mesma posição, feito estátua, por horas. Caso contrário o bb perde a "pega". Dai, prá evitar isso, acredite, vc vai ficar paradinha...rss

    e) não rola isso de 15 minutos em cada seio e, "voilá", tudo acabou...o bb mama, mama, mama...O meu mamava, nos primeiros três meses, prá dormir, da Malhação até o final do Caminho das Índias...rsss...e eu lá, imóvel. É assim mesmo. Sai pouquinho leite e eles são bem vagarosinhos no começo. Depois, sim, é tudo + rápido;

    f) o Lansinoh ajuda e mto. Mas uma pomada rende prá um ano e vc vai usar só no começo. Não faça igual eu, q tinha um estoque de SEIS em casa...rsss. Ela é cara. Poupe seu din-din prá outras coisas;

    g) no começo o organismo produz mto mais leite q o necessário. Use as conchas q evitam q o seio empedre. E ponha a bb prá mamar qdo estiver cheio demais. Mas, mesmo assim, o bico do seio, às vezes, fica mto cheio. A boquinha da bb pode escorregar e gerar dificuldades na "pega".
    Eu passei por isso numa fase. O Marcelinho não pegava o seio de jeito nenhum de madrugada. Tentava mais de 15 minutos.
    Daí, eu descobri que com o bico vazio ele pegava bem mais fácil. Passei a esvaziar o bico antes da oferecer o seio. Já o oferecia ao bb bem molinho. E paramos ambos de chorar...rsss.
    Já hj, ele pega meu seio até qdo eu vou desligar o abajur (tipo assim: no ar!!! rss);

    ResponderExcluir
  6. h) tente, nisso insisto, TENTE MESMO, dar peito deitada. O bb virado prá vc, ambos de lado, barriga-com-barriga. Vc vai ver como é bom poder cochilar com sua bb mamando tranquilamente. Eu canso de fazer isso.
    Durmo c/ ele mamando até hj. Cochilo quase sempre, especialmente qdo ele mama de madrugada.
    Ele tem dez meses, teve a primeira febre aos nove e é um tourinho.

    i) mas, se nada disso der certo, desencane da amamentação. Eu dei Nan no começo, por influências externas e foi bom, no meu caso, pq me dava tranquilidade qdo saída de casa e sabia q o bb não morreria de fome.
    Antes do Nan, eu me vi dirigindo perigosamente algumas vezes, qdo a hora da mamada se aproximava...
    Ou seja, seja razoável e descubra o q fará com que a relação de vcs seja saudável.

    j) o mais importante é o amor da mamãe. Sua será feliz do mesmo jeito, seja mamando no peito, seja na mamadeira. Não há perfeição.

    k) e, por último, deixo a vc a minha dica mais importante. Essa aprendi com um grande amigo, psicanalista famoso: amor nunca estragou ninguém. Amor é amor. Só faz bem. Se vc achar q está beijando mto sua filha, meu conselho é: beije mais!! Se achar que abraça muito, é porque está abrançando pouco...
    E, nunca, jamais, por motivo nenhum, faça com sua filha o q não faria com a filha da vizinha. Exemplo: vc gritaria com a filha da vizinha se ela quebrasse um copo? Não? Então sua filha tb não merece bronca por causa disso. Guarde esse sábio conselho!!

    Amemos, pois, nossos filhos.
    E nos amemos igualmente, pq nada gera mais prejuízo emocional a alguém q, ter, na infância, uma mãe infeliz.

    Assim, faremos desse, um mundo melhor prá se viver. Cheio de adultos felizes, respeitadores e éticos. Essa será a nossa revolução.

    Bjs, boa sorte! Q sua jornada seja tão incrível qto tem sido a minha!

    PS: Pá, vc está se saindo a escritora q a Teca previu! Parabéns! Marcelinho e eu amamos vc. Bjs........

    ResponderExcluir
  7. Pat, lindo seu post pra Lia!
    Muito legal da sua parte.

    Beijocas pra vcs

    ps, depois respondo seu email e te pergunto como andam as coisas

    ResponderExcluir
  8. Sil,
    pra variar chorei com as suas palavras. Me emociono de pensar nesse amor louco que a gente é capaz de dar para os filhos e nesse amor imenso que meu afilhadinho está recebendo.
    Pelo conteúdo das dicas mamãe Sil devia aderir à blogosfera e fazer um blog também. Que tal? Diz que sim, vai?
    beijos, amo você e Marcelinho!

    ResponderExcluir
  9. Pat, adorei os seus conselhos e os da sua amiga Silvana, principalmente no que se refere ao não-radicalismo: Nan às vezes é necessário e nem sempre acaba com a amamentação. Radicalismo demais no início só prejudica (eu sofri porque eu era muito radical).
    Quanto às escolas, na região do Sumaré não visitei nenhuma, mas ouço falar muito bem da Alecrim (fica em Pinheiros, quase Sumaré). Em Higienópolis/ Pacaembu, recomendo fortemente a Jacarandá. Nas Perdizes, a Grão de Chão. Na Pompéia, a Espaço Lúdico. Nenhuma é perfeita, todas são caras. Destas, a que mais tem a ver com o que eu espero de uma escola é a Jacarandá, que é também a mais cara (mas rola negociação). Enfim, se sua amiga se interessar, vale uma visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Pat! Seu blog está sendo de grande valia pra esse meu final de gravidez! Caiu até uma lagriminha do meu olho ao ler o final do post...Ai, esses hormônios.
    Beijos e um super Natal pra vocês!!
    Mari.

    ResponderExcluir
  11. Mari, querida!
    No original desse post ele era dedicado à Lia e a você! Mas aí achei que vc nem ia ler e alterei...
    Li no seu blog que vc está saindo de férias. Aproveite muuuuuito. O maior amor do mundo realmente está a sua espera, mas sol, descanso e lazer full time...ah querida, agora só daqui uns 5 anos..hahaha

    um super natal. muitos beijos

    ResponderExcluir