segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O seu copo está meio cheio ou meio vazio?




Mariana,

Olha bem essa foto.
Eu e você na Aluaha, meu oásis no meio da correria do dia-a-dia. O lugar onde brinco de ser bailarina. Nós duas no intervalo da minha aula de dança do ventre. Você descansando no sofá enquanto eu admiro a sua beleza, a sua inocência, a sua companhia tão deliciosa e tão prazerosa. Você é minha companheirinha, e não imagina como é gostoso fazer você participar dessas atividades que eu gosto tanto. A foto foi tirada no outro domingo de manhã. Enquanto muitos nem tinham acordado, lá estávamos nós, ouvindo músicas lindas, vendo mulheres animadas dançarem, todas se preparando para o espetáculo de final de ano. Todos se encantaram com a sua presença, sempre animada, rodopiando para lá e para cá. Um domingo diferente. Que delícia é estar com você.

Agora olha de novo essa foto.
Eu e você na Aluaha, minha escola de dança do ventre. O hobby que eu insisto em praticar, embora quase não me sobrem minutos para isso. Te levei para o ensaio no domingo. Para chegar lá no horário, acordei cedo, te troquei, me troquei, fiz café, arrumei umas coisas, juntei toda a nossa parafernália, que incluía minha bolsa, sua bolsa, várias mudas de roupa para você (vai que chove, vai que neva, vai que vem o tsunami) o Pablo novo de pelúcia, leite, iogurte, colherzinha, uma espada e sabe-se lá mais o que. Você não parou um minuto. Corria no meio das pessoas que dançavam, se eu te tirava você chorava. Deixou o Pablo novo de pelúcia cair na água. Mexeu nas espadas das outras pessoas. Se lambuzou de iogurte. Quase não me deixou dançar. A foto foi tirada no único segundo em que você sossegou, exausta de tanto correr para lá e para cá. Terminei o ensaio morta de cansaço. Enquanto muitos nem tinham acordado, eu me sentia como se tivesse corrido uma maratona. Um domingo diferente e cansativo. Ficar com você é uma delícia, mas tentar conciliar todas as atividades é tarefa para mulher-maravilha.




Entendeu?
Eu posso contar a nossa história dos dois jeitos. Eu posso ver a nossa vida de duas maneiras. Posso colocar lentes cinzas e enxergar o mundo todo dessa cor. Ou posso enxergar o lado colorido; que é tão mais colorido desde que você chegou. Nada na vida será perfeito, filha. Esse é só um exemplo de como podemos encarar o nosso cotidiano. Se quisermos encontrar problemas, a tarefa será sempre fácil. Mas, te garanto, também é possível facilitar a vida, torná-la mais leve e mais doce. Você tem me ensinado a ver o copo sempre meio cheio. Você trouxe doçura à minha vida. E se posso te ensinar alguma coisa desde já, é viver de maneira a celebrar o cotidiano, deliciar-se com os pequenos prazeres e não se queixar a cada coisinha chata que te aparecer pela frente. Saber viver é uma arte a ser exercitada diariamente. Com a sua ajuda, tenho aprendido cada dia um pouco mais.

Obrigada meu anjo!

11 comentários:

  1. Muito legal, Pat. Se a gente quiser, a vida vira uma lista de queixumes. E tudo o que a gente sempre quis é ofuscado por um monte de problema besta que a gente inventa. Adoro mães otimistas!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito esse post. Como é bom sabermos enxergar o lado bom das coisas e deixarmos a vida um pouco mais leve, né? Parabéns! Adorei!
    Um beijo, Re

    ResponderExcluir
  3. Ontem também tive um domingo "maratona" com Alice. Fui no parque barigui correr 3,5 km, enquanto ela brincava com o pai, depois lavamos o carro juntas, passeamos a tarde, ela não tirou o cochilo e eu ganhei um notebook do amrido, queria curtir o brinquedo novo, mas Alice estava com a corda toda. Sem estresse, embora canse, mas a alegria de vê-la feliz, saudável e amorosa, compensa toda a correria.
    Parabéns e boas energias.

    Ronise & Alice
    www.maesomudadeendereco.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Pat, ótimo post..prá variar!
    Concordo com o que você disse. É tudo uma questão de ponto de vista. A gente pode achar tudo um caos. Ou uma maravilha. E, cá entre nós, com uma coisinha linda dessas do nosso lado, é muito egoismo achar a vida chata e sem graça!
    Beijo, querida!
    Dani
    PS: noooooossa ...achei muito legal esse seu hobby! Delícia heim!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí garotas. Não vou mentir e dizer que minha vida é Poliana de manhã até de noite. Mas se a gente não tentar ver o lado bom das coisas a vida fica muito chata não é mesmo?
    E Dani, a dança é um hobby e tanto. Super super super recomendo. Experimenta! beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito verdade Patricia, a vida de ninguém eh perfeita mas os problemas tambem podem ser oportunidades de rir um pouco de nós mesmas ou nao levar tudo tao a serio. Eu vejo q nem vc, toda situaçao tem seu lado positivo, mesmo quando a gente nao consegue logo de cara ver, as vezes eh dificil, admito!

    Para 5 momentos de tristeza as vezes temos mais de 50 de alegria. Pq nao perceber com mais carinho esses momentos e enxergar as dificuldades como oportunidades de aprender tbm.

    Minha vida nem de longe eh um mar de rosas, mas sou muito feliz, os probleminhas sao detalhes, ne? :D

    Mariana com certeza vai ser uma otimista e verá as belezas do mundo ao inves de so enxergar os problemas dele!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Patrícia, foi o post mais sensacional que já li. Amei! Que ideia maravilhosa! E que precisão quanto à filosofia por trás da ideia! Amei mesmo! Parabéns! Genial! Tô babando!

    ResponderExcluir
  8. Post que muda o dia da gente, obrigada, viu?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Que texto lindo. Ah... a literatura!
    POsso te fazer uma pergunta? Qual a sua área de trabalho?

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina, obrigada pelo comentário! Sou advogada, trabalho em escritório, suuuuuper divertido..hehehe.
    beijos querida!

    ResponderExcluir
  11. Amei, você disse de forma perfeita tudo o que eu penso, e quase nunca consigo explicar para o pai da Elisa, que tem o hábito de usar as lentes cinzas... Eu chego lá!

    ResponderExcluir