quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A busca da escola perfeita

Mariana vai para a escola
Termino a frase sem ponto, porque não sei ainda se é uma afirmativa ou uma interrogação.
Muito cedo? Não sei.
Escola grande? Pequena? Média? Não sei.
Proposta pedagógica? No idea.
Atividades extra, como natação, ballet, yôga, salto triplo, luta greco-romana e ikebana. Será que precisa?

Ai, ai...

Simplesmente não sei. Visitei quatro. Todas diferentes em todos os aspectos, tendo como único ponto comum serem perto de casa. Uma é bem pequena, não gostei tanto, mas tive várias boas indicações. Uma é cheia de diferenciais frescurentos, não sei se faz minha cabeça. Outra tem classes até o ensino fundamental, não sei se Mariana é muito pequena para uma escola daquele porte. A última me pareceu acolhedora, mas não sei, não sei, não sei...

Coisas que me chamaram a atenção:
• numa delas as crianças estavam ensaiando a festinha do final de ano. A música estava milhões de decibéis acima do limite suportável. Não estranharia se essas crianças chegassem em casa todas neuróticas.
• noutra ouvi uma menininha dizer que a música que ela vai dançar na festa do final de ano será o tema da Hannah Montana. Me digam, com tanta cantiga de roda precisa mesmo uma criança de 5 anos dançar música de Hannah Montana? Será que tem que ser assim mesmo ou eu que estou sendo freak demais ao achar a escolha péssima?
• somente em uma a diretora convidou marido e avós para conhecerem a escola. Nessa mesma ela demonstrou bastante preocupação com a alimentação, suco só natural, pão integral...Dois pontos para ela!
• somente em uma cada salinha era acompanhada de seu respectivo banheiro, e no caso dos que usam fraldas, o banheiro tinha um lavatório, para lavar o bumbum na troca de fralda com cocô. Achei bem higiênico.

No mais, vários discursos sobre “socializar”, “o brincar”, “o lúdico”....tudo meio igual, parece discurso de político. Nenhuma me convenceu de grandes coisas não...

Pretendo visitar outras tantas até dizer “É essa!” com convicção.

E aí? Qual a escola perfeita? Será que existe escola perfeita? O que é mais importante para fazer essa escolha?

Comentários serão muitíssimo bem vindos!

9 comentários:

  1. Não existe escola perfeita meeeesmo. Em SP, vsitei 25 (juro!), todas em Higienópolis, Perdizes e Pompéia. Algumas super bem indficadas e com uma máquina de Coca-Cola na entrada principal (juro!). Depois de tanta peregrinação, digo sem titubear: escolha a da alimentação saudável. E cobre o que vc acha que falta. Mas não dá para mudar a alimentação de uma escola. A do som alto e a da Hannah Montana, não, plis!

    ResponderExcluir
  2. Pat, fico muito feliz de comentar seus posts sobre os desafios da maternidade. Principalmente, porque sempre enxerguei você como uma pessoa extremamente sensata e equilibrada e, para minha alegria, compartilhamos de quase todas as opiniões e questionamentos, até agora. Eu poderia te dar milhares de palpites sobre escolas, mas vou direto ao que me parece mais importante: escolha a que você achar que a Mariana vai gostar mais porque, na idade dos nossos filhos, o que eles querem mesmo é brincar. Seu instinto vai apontar o melhor caminho ou, na pior das hipóteses, vai te fazer perceber rapidamente se fez uma besteira(rs). Vou mandar um texto por e-mail, que escrevi em um período parecido com o que você está passando. Ligue se quiser. Terei o maior prazer em palpitar mais um pouco a seu pedido! E, só pra constar: a Mariana está muito linda! Um grande beijo e boa sorte, Li

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que a gente tem que dar uma fuçada sim nas questões mais objetivas, como comida, política de segurança (quem entra, quem sai da escola), higiene (como é a cozinha, como são os banheiros?!), localização e linha pedagógica. E tem um lado mais subjetivo, onde entra a SUA impressão pessoal. Daí não tem jeito, só vc pode medir, Pat.
    Tem umas coisas que me impressionaram bastante na escola do Noah, e eu acho que todas elas são assim hoje em dia? Por exemplo, o bolo de aniversário tem que ser comprado na escola (porque assim eles verificam se alguem é alérgico a alguma coisa e limitam o uso de ingredientes) e a questão de não poder trazer brinquedos de casa. Me impressionam pelo simples fato de que cresci em épocas menos politicamente corretas, onde brinquedo era sinônimo de status social da criança e quem era alérgico ficava meio que olhando os outros comerem. Juro por Deus. Mas acho que hoje isso já não existe mais? Espero que não!
    Beijos e boa decisão.

    ResponderExcluir
  4. A verdade é essa mesmo, não existe escola perfeita. O ideal é aquela em que a criança está feliz. Como todas as mamães visitei váaariasss cada uma com seu inconveniente: salas abarrotadas de crianças, crianças chorando demais e sujinhas (em uma tive que pedir p limparem o nariz), escola suja, alimentação, brinquedos quebrados...
    Acabei optando por uma onde sentia que as crianças estavam sempre sorrindo e os pais com caras felizes. A estrutura é boa, a escola tem uma boa higiene, segurança, oferece as habituais aulas de música, inglês, balé, etc.
    A Elisa me dá beijinho e se joga no colo da prof. quando vou deixá-la e sempre está sorrindo quando busco.
    Sempre que podemos eu ou meu marido damos uma incerta por lá para ver como andam as coisas e até hoje tudo bem.
    Claro que já tivemos alguns problemas, mas foram sempre administrativos e administráveis.
    Aliás, tive um probleminha com uma coleguinha "mordedora" que deixou a Elisa com o braçinho roxo, mas isso tabm foi super bem conduzido.
    Bem, é só um pouco da nossa história prá ti sabe como é a vida de escolinha...
    Fica tranquila!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todas pelos comentários muito valiosos.
    Vou continuar na busca, mas dessas que vi a que se preocupa com a alimentação é a que continua no páreo.
    Lisandra, estou esperando o seu texto!
    beijos queridas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia! acabei de fazer um post sobre a campanha a campanha do MEC, Todos pela educação. Observo o quanto a escolha da escola da Alice foi acertada, principalmente por ser uma escola aberta, ou seja, os pais estão em constante contato com toda equipe, pq esse negócio da proposta é comércio. Qdo vc está interessada no produto, quem vende só vai lhe mostrar o bônus, depois vc constata q produto levou.
    Dê uma passadinha do www.maesomudadeendereco.zip.net

    ResponderExcluir
  7. http://maesomudadeendereco.zip.net/

    O link é esse mesmo e deu certo na tua lista de links, só que fica meio esquisito né? Mas fique tranquila, pq penso em ir para o blogger até fim desse ano.

    Obrigada hein!

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Olá. Visito seu blog pela 1ª vez e estou adorando! Tenho uma guria de 1 ano e 3 meses, e sei que queremos o melhor pra elas. Acho que deve seguir sua intuição acima de tudo. Escolha aquela em que acha que sua filha será melhor acolhida, pois nessa idade o resto ainda é secundário. Tenho certeza que vai dar tudo certo! Beijo.
    www.comtdetati.blogspot.com

    ResponderExcluir