segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As dicas da Sil



Como comentários ao post Para Lia ,minha amiga Sil deu dicas valiosíssimas para as futuras mamães. A Sil é a irmã que Deus me mandou por outros meios que não o sangue. Hoje, além de melhores amigas, somos comadres, motivo imensa alegria para mim.
Para que as dicas não se percam, reproduzo-as, sem autorização prévia, assumindo os riscos de uma bronquinha mais tarde. Pelo conteúdo, Silvana está nos devendo um blog.

Pá,
faz tempo que não posto nada, mas vim deixar minhas dicas. São longas. Sobre amamentação e sobre amor.

Sabe, Lia, minha mãe nunca conseguiu amamentar nenhum de nós três (eu e meus irmãos). Dizia que não tinha bico no seio. Eu tinha mto medo de ser incapaz tb. Mas ninguém é. Amamentar é possível, intuitivo, fácil até, mas requer certo comprometimento. Então, lá vai:

a) nos primeiros dias a bb não vai sugar quase nada. É assim mesmo, TODOS perdem peso na Maternidade e já nascem c/ reserva de gordura prá isso. O colostro é pouquíssimo. Não se impressione se falarem: "já dormiu? não!acorde prá mamar mais!". Eu chorei de insegurança na maternidade com isso. Mas nenhum bb morre de fome sem antes berrar pedindo peito! Acredite: sua filha já nascerá sabendo lutar para viver!!

b) não deixe ela te machucar. Se sentir dor, ponha o dedo mindinho no canto da boquinha e a posicione de novo no seio. Assim, evita maiores complicações. É horrível amamentar qdo o seio está machucado e, fazendo assim, vc evita passar por isso.

c)é mentira q amamentar dói. Lenda da patrulha do "vc não consegue". Não dói nada. Se a bb fizer bocão prá pegar o seio não vai doer. E a boca de peixinho indica q tá tudo bem (essa quem me ensinou foi a madrinha do meu filho, né, Pá?? rsss);
d) o ruim, eu acho, é ficar parada na mesma posição, feito estátua, por horas. Caso contrário o bb perde a "pega". Dai, prá evitar isso, acredite, vc vai ficar paradinha...rss

e) não rola isso de 15 minutos em cada seio e, "voilá", tudo acabou...o bb mama, mama, mama...O meu mamava, nos primeiros três meses, prá dormir, da Malhação até o final do Caminho das Índias...rsss...e eu lá, imóvel. É assim mesmo. Sai pouquinho leite e eles são bem vagarosinhos no começo. Depois, sim, é tudo + rápido;

f) o Lansinoh ajuda e mto. Mas uma pomada rende prá um ano e vc vai usar só no começo. Não faça igual eu, q tinha um estoque de SEIS em casa...rsss. Ela é cara. Poupe seu din-din prá outras coisas;

g) no começo o organismo produz mto mais leite q o necessário. Use as conchas q evitam q o seio empedre. E ponha a bb prá mamar qdo estiver cheio demais. Mas, mesmo assim, o bico do seio, às vezes, fica mto cheio. A boquinha da bb pode escorregar e gerar dificuldades na "pega".
Eu passei por isso numa fase. O Marcelinho não pegava o seio de jeito nenhum de madrugada. Tentava mais de 15 minutos.
Daí, eu descobri que com o bico vazio ele pegava bem mais fácil. Passei a esvaziar o bico antes da oferecer o seio. Já o oferecia ao bb bem molinho. E paramos ambos de chorar...rsss.
Já hj, ele pega meu seio até qdo eu vou desligar o abajur (tipo assim: no ar!!! rss);


h) tente, nisso insisto, TENTE MESMO, dar peito deitada. O bb virado prá vc, ambos de lado, barriga-com-barriga. Vc vai ver como é bom poder cochilar com sua bb mamando tranquilamente. Eu canso de fazer isso. Durmo c/ ele mamando até hj. Cochilo quase sempre, especialmente qdo ele mama de madrugada. Ele tem dez meses, teve a primeira febre aos nove e é um tourinho.

i) mas, se nada disso der certo, desencane da amamentação. Eu dei Nan no começo, por influências externas e foi bom, no meu caso, pq me dava tranquilidade qdo saída de casa e sabia q o bb não morreria de fome. Antes do Nan, eu me vi dirigindo perigosamente algumas vezes, qdo a hora da mamada se aproximava... Ou seja, seja razoável e descubra o q fará com que a relação de vcs seja saudável.

j) o mais importante é o amor da mamãe. Sua será feliz do mesmo jeito, seja mamando no peito, seja na mamadeira. Não há perfeição.

k) e, por último, deixo a vc a minha dica mais importante. Essa aprendi com um grande amigo, psicanalista famoso: amor nunca estragou ninguém. Amor é amor. Só faz bem. Se vc achar q está beijando mto sua filha, meu conselho é: beije mais!! Se achar que abraça muito, é porque está abrançando pouco...
E, nunca, jamais, por motivo nenhum, faça com sua filha o q não faria com a filha da vizinha. Exemplo: vc gritaria com a filha da vizinha se ela quebrasse um copo? Não? Então sua filha tb não merece bronca por causa disso. Guarde esse sábio conselho!!

Amemos, pois, nossos filhos.
E nos amemos igualmente, pq nada gera mais prejuízo emocional a alguém q, ter, na infância, uma mãe infeliz.

Assim, faremos desse, um mundo melhor prá se viver. Cheio de adultos felizes, respeitadores e éticos. Essa será a nossa revolução.

Bjs, boa sorte! Q sua jornada seja tão incrível qto tem sido a minha!

6 comentários:

  1. Pat, amei demais!! Sua amiga é mesmo muito sensata, e tentarei me lembrar de todos os seus conselhos quando estiver amamentando. Quanto à Lansinoh, fui esperta e comprei só um tubo mesmo (encomendado de NY, apenas U$10). Espero que daqui a algumas semanas eu tenha boas histórias pra contar! Grande beijo e agradeça muito à Sil!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas da Sil, mas sempre tive pânico de amamentar deitada e cochilar e esmagar o bebê ou deixá-lo cair da cama. Como faz para evitar isso?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida,

    Encontrei seu blog hoje e li todos os pots. Muitas vezes me emocionei e tive que segurar o choro.
    Tenho uma fila de 11 meses e sou completamente cega de amor por ela, tb me sinto uma pessoa mais feliz e mais completa.
    Sinto hj que sou uma mulher que tudo pode, porque sou mãe !?!?!?!

    Parabens...

    Sou sua mais nova seguidora
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Não tive o privilégio de poder amamentar por muito tempo, mas insisti enquanto pude. Beijo.
    www.comtdetati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Paloma, deixe-me ver como explico isso...rsss.

    Acabei de dar peito p/ o Marcelinho agora (ele dorme mamando todo santo dia, às 19 horas) e prestei atenção. Pela própria posição do braço durante a mamada deitada, é quase impossível rolar por cima do bb. O braça "trava" o movimento de rolar, entende? Além disso, acho q mesmo dormindo, como mães, estamos alertas o suficiente, para perceber o menor desconforto do bb. A gente não escuta um chorinho fraquinho mesmo dentro do chuveiro? Então! Imagine um gemido do filho quase dentro do ouvido!
    Vale dizer q é bom, sim, proteger o bb de quedas com travesseiros p/ q não caia da cama. Sempre faço isso, ainda mais agora, q maiorzinho, ele tem sono agitado demais...
    O Marcelo mama deitado há nove meses! Sem q tenha havido nenhum perigo; acho q não há nenhum perigo, de verdade. Ele dorme profundamente, sentindo-se protegido; ja eu, relaxo tb, e acordo sempre bem...a gente cochila abracadinhos...rrsss.
    Vale dizer q ele NÃO dorme a noite inteira na minha cama; decidi q seria mais fácil acostumá-lo a dormir no berço e, desde sempre, assim q ele pega no sono, vai p/ seu quartinho...

    Aproveitando: dar peito deitada NÃO causa dor de ouvido no bb. O q dá otite é tomar mamadeira deitado. O jeito de sugar é diferente nos dois casos e, no peito, não há chance do leite penetrar o canal do ouvido...

    É isso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Lia,
    o mais legal é que apesar de toda essa enxurrada de informação que a gente fica te mandando, vc vai descobrir o SEU jeito, com a SUA filha. E aí garota, não tem manual, blog, livro ou monografia que superem o instinto maternal. Aguarde e confira!! bjs
    Paloma,
    eu também nunca consegui dar o peito deitada. Mariana é que não gostava. Preferia colinho da mamãe que perdeu as contas de quantas vezes adormeceu com a bezerrinha pendurada no peito.
    Laura,
    que bom que você gostou do blog. Volte sempre que jamais faltarão "causos" por aqui. Virei uma Forrest Gump materna e agora viciei!
    Tati,
    amamentar não é o mais importante de tudo. O mais importante é amar o bebê. E isso, tenho certeza que você fez desde o primeiro dia. Obrigada pela visita.

    Silvana,
    aguardo o seu blog amiga. Te amo.

    beijos para todas

    ResponderExcluir