quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ser mãe depois dos 35.



Esse tema é recorrente e divide opiniões. Vale a pena esperar para engravidar? É melhor ser mãe antes dos 35? Melhor ainda antes dos 30?
Engravidei aos 36 anos e Mariana nasceu quando eu já havia completado 37.
Não sou médica, nunca me aprofundei no tema, então minha análise é na base do mero achismo.
Se você que está lendo este post agora já está pensando “Tá vendo? Ela teve filho como 37 e deu tudo certo”, reconsidere seu pensamento.
Sim, graças a Deus deu tudo certo. Mariana é saudável. Minha gravidez foi tranquila do ponto de vista médico. Mas por que esperei tanto? Aproveitar a vida? Carreira? Momento certo?
Eu tive lá meus motivos para engravidar mais tarde. E acredito que você também tenha os seus. Mas se o ponto é só “aproveitar a vida”, como tenho escutado frequentemente por aí, pense bem. A alegria de ter um filho não tem preço.
Vá por mim. Nada, eu disse, NADA se compara à alegria de ser mãe. Nada chega nem perto desse sentimento.
Então, por que esperar tanto por algo tão bom?
Pense no dia mais feliz de sua vida. Casamento? Férias na Europa? Uma super promoção? Tudo isso passa longe, bem longe, da felicidade de ser mãe.
Então, por que adiar esse sentimento?
É claro que no meio de uma noite em claro, com uma criança chorando sem parar e você perambulando pela casa como um zumbi, você vai se perguntar “onde é que eu fui me meter?”. Mas pense que até mesmo na viagem para a Europa há esses momentos em que a gente, cansada, com bolha no pé e de saco cheio de ver museu pensa “o que é que eu tô fazendo aqui?”. Mas depois de um breve descanso ou um banho gostoso você esquece o desconforto; porque a viagem como um todo é muito mais legal do que os pequenos aborrecimentos do percurso. Com filho é igual. Tem horas que aborrece, mas no geral é muito bom.
E tem ainda as questões médicas, que não me competem discutir. Meu obstetra garantia ser seguríssimo ser mãe após os 35 e mesmo após os 40. E quem sou eu para duvidar? Quanto a esse quesito, cabe a você pesquisar e perguntar para o seu médico.
A minha conclusão é que esperei demais. Se soubesse o quanto era incrível ser mãe, teria tido filho há muito mais tempo. Por conta disso, o que mais quero hoje é viver 100 anos, para poder aproveitar mais e mais a alegria de ser mãe da Mariana.
Claro que a vida muda, claro que dá trabalho, claro que custa caro. Tem as já mencionadas noites sem dormir, tem a primeira febre, cólicas, choros, preocupações sem fim. Não vou mentir, maternidade não é tarefa fácil. Mas, como diz meu pai, “não existe almoço grátis”, não é mesmo?
Por isso, reflita. Reveja as suas prioridades, para não se arrepender depois.
Esse post é um serviço de utilidade pública. Não me use como exemplo.
Corra! Vá ser mãe!


23 comentários:

  1. Pois eu fui ser mãe aos 23, engravidei seis meses depois do casório.
    Não acho que perdi nada, curto cada segundo.
    Linkei seu blog lá no meu =)
    Bjaum =*

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas tias que foram mães aos 40, não sem antes sofrerem perdas (um aborto para uma, um aborto e um natimorto para a outra). Depois disso, cada uma teve duas crianças saudáveis. Dá pra ser mãe mais tarde, mas muitas vezes isso tem um custo muito alto. Mas, claro, cada uma tem uma situação diferente. Essas minhas tias, por exemplo, só foram achar a pessoa certa com 30 e tantos anos.
    No meu caso, não vi por que esperar. Casada há quase três anos, os dois bem empregados. Queria fazer mil outras coisas: sonho com um mestrado, queria investir numa mudança de carreira. Mas o que eu mais queria na vida, antes da carreira, era uma família. E aí está ela começando... as outras coisas? Elas virão... cada uma a seu tempo.

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, vc está certa. A gente, que é muito racional, acaba esperando demais. No meu caso, tive antes dos 30, mas conheço muita gente que espera a situação ideal (que não existe, porque a gente sempre encontra um defeito na nossa vida) e depois se arrepende.
    Adorei seu texto! E vc não parece ter mais de 30 nem a pau!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é não dá pra ficar esperando a boa vontade além disso o mundo corre...em seus desenvolvimentos e não importa como queremos "te as crias", mas o que nos acolhe enquanto estiver seguras com cada decisão....e muitos blá..blá...blá..., além disso sigo a seguinte indagação: Nada acontece por acaso, sempre existe um própsito mesmo que seja inimaginavel. Fui mãe aos 20/21 anos, e não tenho problema algum - trabalhando, estudando, trabalhando em outro emprego etc...além de casar gravida de sete meses de barrigão e de Azul - nada branquinho....rs...rs..rs..
    Hoje estou planejando na minha consciÊncia o segundo "pipoca"....e vamos lá...O mundo é um moinho e o relógio toca...seguimos a batida do coração...

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tirei uma horinha para visitar novos blogs e já nem lembro como vim parar no seu.

    Eu tive minha princesa aos 21 anos. Como diria o pediatra dela, foi um bebê "escapulido". O que eu vejo das minhas amigas hoje é que quem planeja demais acaba nunca tendo filhos. Vc sempre poderia esperar ter um pouco mais de dinheiro, um pouco mais de tempo...

    Tenho um texto no "Mãe-Solteira Recém-Casada" que eu gostaria que vc lesse. Está em MAIO e se chama Adorável Intruso. O link direto é http://maesolteirarecemcasada.blogspot.com/2009/05/adoravel-intruso.html

    Espero que goste!
    Beijocas e parabéns pela filhota!

    ResponderExcluir
  6. Olha, assim, eu acho que a maternidade ela deve vir quando nos achamos preparadas, dispostas a encarar todos os seus revezes, q nao sao poucos, pq apesar de ser maravilhoso, como vc mesma disse, nem todo dia estamos com um sorriso de lado a lado pq nao estamos bem, estamos cansadas, doentes, sozinhas, etc... e nao estar preparada para lidar com os altos e baixos eh complicado, mesmo com 40 as vezes nao estamos mas eu particularmente acho q mais nova nao seria tao tranquila a respeito de algumas coisas.

    Eu farriei muito nova, viajei, namorei, vi show, dancei, etc... hj em dia graças a Deus nao sinto falta de nada disso, mas tenho amigas que entram em crise pq nao aproveitaram antes e agora se sentem meio oprimidas pelas obrigações que a maternidade impoe.

    Nao acho que tenha idade certa, mas acho que quem quer ser mae tem q ser quando se sentir preparada para dar conta do recado, seja com 20 ou 40.

    beijocas, adorei o post

    ResponderExcluir
  7. Meninas, obrigada a todas pelos comentários, todos ótimos e pertinentes, como sempre.

    Agradecimentos especiais à Paloma, espero que eu não pareça mais de 30 nunquinha...hehehehe.

    A Ellen falou uma coisa que eu deixei de mencionar. Ser mãe mais velha tem como benefício a maturidade. Acredito que complicaria muito mais a maternidade se ela tivesse acontecido aos meus vinte e poucos anos. Mas isso renderia um outro post...
    beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  8. Patrícia: fui mãe aos 33. Meio do caminho. Sou meio de planejar as coisas, por isso, decidi ter filho nessa hora, que, para mim e o Má, era "a hora". Agora estamos no dilema: para quando vem o segundo? Agora ou daqui um pouco? Hum...se eu decidir ter agora, pode contar que uma parcela de culpa é sua, desse seu post! Rárárá! Beijo! Dani
    PS: não poderia deixar de comentar a fofurisse da Mariana na foto do título do blog! Linda, linda, linda!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita.

    Esqueci de te falar que achei uma graça a maneira como você escreve para sua filha... lindo mesmo. Não se importe com as possíveis crises de adolescente dela, continue escrevendo a trajetória de vocês duas.

    Está linkada! =)

    ResponderExcluir
  10. Ai, Patricia, sei não...acho que se eu tivesse tido o Noah com menos de 34, um dos dois ja tinha pedido demissão :)
    Olha, eu nos meus 20 e tantos era muuuuuito ansiosa, com muita sede de conhecer tudo, todos, o tempo todo. Um saco.
    Acho que talvez a gente não tivesse curtindo tanto a maternidade se não fosse madura o suficiente pra reconhecer a maravilha disso tudo?
    Gostei do insight, me fez pensar.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  11. Dani e Roberta,
    concordo que a maturidade é um 'plus' na maternidade. Mas colocando prós e contras na balança...não sei, fico na dúvida.

    E Dani, se há intenção de ter outro filho, quanto antes melhor, né? Eu já estou satisfeita com Marianinha. Parei por aqui com absoluta convicção!

    Nina, obrigada pelos elogios :) vou te linkar também.

    beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Pat, o Má que deveria estar escrevendo hoje. Somos mulheres privilegiadas pelos maridos que temos e, por isso, você terá a noção exata do que senti quando ouvi o Má dizer: "Doce, a única coisa que sinto é termos esperado tanto pra ter o Lucas, porque eu queria ter muito mais tempo com ele". E aqui estamos nós, pagando a língua, felizes pelos nossos filhos, pelas lições que nos dão e pelo futuro que ainda teremos com eles. Um grande beijo, Li.

    ResponderExcluir
  13. Pat,

    lindo o que vc escreveu. Minha irmã está refletindo muito sobre isso no momento. Copiei seu texto e enviei para ela, acho que vai gostar.

    Tem sido muito bom ler seu blog, aqui conheci uma outra Pat, sei mais sobre vc e estou cada vez mais encantanda com suas atitudes e posicionamentos perante nossa vida.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Li querida, você tem razão, a maternidade é pagar a língua todos os dias; principalmente para nós, que relutamos tanto para, finalmente, cedermos à incrível aventura de sermos mães.
    Adoro te ver por aqui! muitos beijos!

    Cris/Aisha prô linda e querida,
    Espero que o post ajude a sua irmã a tomar a decisão que entenda mais acertada. Que gostoso continuarmos nos falando, nem que seja pela via virtual.
    Saudades! beijos!

    ResponderExcluir
  15. amei o post! tenho 24 anos, meu relogio biologico berra por baby... vou fazer 4 anos de casada, já viajei bastante, tenho um casamento maravilhoso, mas sempre fica aquela pontinha: será q é a hora mesmo?

    é oq eu mais quero! é a hora, tchella!!!!!!

    amei o post

    ResponderExcluir
  16. Tchella, obrigada pela visita!
    Se a mãe natureza pede, obedeça! Tenho certeza que você não vai se arrepender. beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Patrícia,

    Esse post parece que foi escrito por mim! Minha filha "escapuliu" quando eu tinha 33 anos, pois eu planejava filhos para depois do casamento (descobri a gravidez 15 dias antes do casamento!), depois que curtisse a casa nova, depois daquela viagem pra NY, etc, etc. Mas se eu alguém quisesse ouvir meu conselho ele seria: tenha filhos já! É maravilhoso. Eu não precisava ter esperado tanto. Mas antes de ter a Gabriela, não acredita que pudesse ser tão bom assim...

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula,
    obrigada por escrever! Só mesmo sendo mãe para saber o quanto é bom, não é mesmo...
    E lá vamos nós espalhando a boa nova para todas, esperando que se animem com a maternidade o quanto antes.

    beijos!
    pat

    ResponderExcluir
  19. Oi Patrícia...Estou atrasada com o comentário, mas lendo seu blog achei este lindo post. E vim comentar.
    Ele me interessa muito, pois estou com 32 anos e terminando um casamento, que apesar de contraditório, eu queria muito ser mãe...mas nao deu certo. Fico mega triste com minhas amigas engravidando e eu aqui..ja com 6 anos de casada e meu marido nem falar em filhos falava....sinceramente isso me deixou muito mal, fora outras coisas...mas nao vem ao caso.

    Sinceramente, eu me arrependo profundamente de nao ter engravidado mais nova...agora com 32, será mais complicado, pois divorciada e tentar começar do zero será muito pior.

    Mas a vida continua..e vou tentar achar um parceiro que divida os mesmos sonhos comigo.
    Bjs
    Desculpe o enorme texto.
    Sonhadora
    http://2010palavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Adorei o seu blog e tudo que disse é a mais pura verdade. Fui mãe do meu primogênito aos 24 e hoje, depois de 11 anos, um teste de farmácia e alguns sintomas, descubro que serei mãe de novo. Sabe...ser mãe é tarefa difícil, dá trabalho, mas...não existe trabalho mais gratificante e gostoso como esse e o amor que sentimos é tão grande...tão grande...que é inexplicável. Não sei ainda o que é, mas isso pouco me importa, o que importa é que venha com saúde e que Deus também me dê saúde pra que eu possa cuidar do meu Guilherme e do que vem por aí, com todo amor do mundo.Agora eu digo, uma mulher só se realiza por completo quando é mãe, claro, existem muitas que não, mas são casos raros.
    Parabéns pelo blog e desejo a vc e a sua filhota saúde e toda felicidade do mundo e que Deus esteja sempre entre vcs. Um grande abraço.
    Vanessa Pena

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog,lindas palavras.
    Bom tenho 23 anos e 5 anos e 8 meses de casados,faz 3 dia que descobri que vou ser mãe,pensei que ia fc mt feliz mais nesse momento estou triste,com muito medo de tudo mudar na minha vida..mais se deus quiser logo me acostumo,fiquei animada com seu texto ..

    ResponderExcluir
  22. olá, pesquisei no google: mãe depois dos...
    aí apareceu seu blog, ontem completei 33 anos e fico querendo esperar o momento certo, que nem eu sei qual.
    Suas palavras me ajudaram a pensar mais no assunto.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Como a pessoa do post acima eu tambem pesquisei "mae aos 35" no Google e dei de cara com esse texto delicioso.
    Me casei aos 30 e se o relogio biologico permitisse, iria aproveitar minha vidinha tranquila a dois por muito mais tempo. Gravida aos 35, e muito feliz diga-se de passagem, acredito que me identificarei ainda mais com suas palavras daqui a alguns meses. :)

    ResponderExcluir