terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tenho dó da Gisele Bündchen


Desde o início deste blog quero escrever sobre os inconvenientes da gravidez. Em minha opinião, ser mãe é algo super nota 10, mas estar grávida não é, por assim dizer, uma verdadeira Brastemp.

Aposto que as leitoras/amigas/mães/blogueiras escreverão comentários dizendo que, quando grávidas, se sentiram lindas, mágicas e poderosas. E eu acredito.
Mas comigo não foi assim.
Não me sentia feia. Tampouco gorda. E o cabelo estava bem lindo, cheio de brilho. E para escrever este post tive que pensar muito para detectar o que foi que me incomodou na gravidez.
Não era a barriga. Não me sentia cansada fisicamente (com falta de ar sim, cansada, não). E sentir a Mariana se mexer era uma delícia.
Depois de muito pensar, concluo que o que me incomodava era o fato da gravidez despertar tanta curiosidade da população. Do dia para a noite você vira o centro das atenções, todo mundo te paparicando, se interessando pelos seus hábitos mais íntimos (- Tá vomitando? - Tá enjoando? - O intestino tá preso? Ah! Peloamor!). Esse interesse na minha vida intra-útero me irritava profundamente. Até o fato de alguém ceder o lugar para eu sentar me irritava. Também me enlouquecia quando alguém que alguém me dizia: - Precisamos nos encontrar. Quero te ver barriguda! Aí eu virava bicho. Eu lá era monumento para alguém querer me ver barriguda? Tenha dó! Para falar a verdade, se eu fosse listar tudo o que me irritava, esse post virava uma Bíblia. Então, ficam esses exemplos e vocês imaginem o resto.
Penso que minha natureza tímida, aliada aos hormônios da gravidez me deram esse mau humor que durou os nove meses. Hoje rio dessa minha fase hardcore, mas na época, não via graça não...
E aí tenho visto a gravidez da pobre (pobre, hehe...) da Bündchen estampada em revistas, jornais e internet. Parece até que ela escondeu o quanto pode (não sei muito bem, não acompanho de perto a evolução do Baby Bündchen), mas é todo mundo em volta da mulher, acompanhando o crescimento de cada centímetro daquela pequena barriga. É tanto interesse pela menina, que parece que é a primeira pessoa do Universo a ficar grávida (Não. Corrijo. As primeiras grávidas do Universo foram Claudinha Leite e Ivete Sangalo, nessa ordem). Ah, deixem essas moças em paz, não é mesmo?
Tudo bem, talvez a Gisele nem se incomode com esse assédio. Talvez eu esteja até mais incomodada do que ela. É fato que a celebridade vive da mídia. É fato que ela vai lucrar muito com esse bebê. Mas, juro, se fosse eu, com o meu mau humor gestacional, juro que arrebentava o primeiro papparazzo que se aproximasse. Ah, juro.


8 comentários:

  1. hahahaha Adorei o post, e compartilho da sua opinião: ficar grávida é um mal necessário para se ter nosso pequeno anjo nos braços. E o que não gostei na gravidez tem muito a ver com o que vc disse, nada a ver com nóia de peso, de gordura, de nariz grande, estas coisas... teve mais a ver mesmo com a mudança de comportamento - que se tornou mais invasivo - das pessoas em geral. Muito bem colocado! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a ficar muitoo nervosa, acho que a palavra certa é incomodada. A gente se sente meio estranha com todo mundo rodeando, perguntando, pegando.
    Mas durante a gravidez oq me matou de verdade foi o refluxo. E o calor. Meu Deus, como eu senti calor!
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  3. Pat, Pat...
    Nós não convivemos durante a minha gravidez! Se ficar curiosa, pergunte ao Marcelo e ele dirá como foi. Mas, deixo aqui uma dica: não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos! E depois das 40 semanas...
    Beijocas, Li

    ResponderExcluir
  4. Ai, querida, obrigada pela força.
    Até editei o post porque não mencionei que vou a trabalho e estarei bastante ocupada. E isso ajuda a não pensar tanto nele, espero!?
    Nessas horas penso na Gisele: com tanta gente no pé dela como é que esta criatura vai arrumar tempo pra ficar com o filho, meu Deus???
    Beijo e até a volta!

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, eu não curti vááárias coiss da gravidez, seria uma bíblia das grandes. Mas olha, tirando a Gisele, acho que as outras citadas adoram expor sua intimidade, inclusive a intra-uterina. Elas não sofrem com isso, ao contrário, lucram!

    ResponderExcluir
  6. Mãe do Pitoco e Liva,
    é isso aí, gravidez vira assunto de interesse geral. Fora a pegação na barriga, que daria um capítulo à parte...beijocas!
    Li,
    resumiu tudo: não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos! beijos!!
    Paloma,
    tenho certeza que todas elas lucram e lucrarão muito com a gravidez. Mas mesmo assim me compadeço, teimosa, achando que a intimidade ainda tem lá o seu valor...hehe..Nada como dar pitaco na vida alheia..
    beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, durante a gravidez eu adorei ser o centro das atenções. Adorava o tratamento diferencial,apesar de arrepiar até a ponta dos pés quando um estranho qualuqer vinha pondo a mão naminha barriga como se ela não pertencesse a mim. Aff...
    Mas no dia a dia eu odeio ser centro das atenções. Sou professora e o que mais me cansa é estar lá,na frente de todo mundo, tendo que manter uma postura constante. Sou tímida e ser notada me deixa exausta. Ser celebridade deve ser o fim da picada nesse sentido. Apesar de que quem entra nessa área deve gostar de se exibir. Sabe aquela cantora Britney Spears? Ela chegou a um grau de loucura que raspou a cabeça, disse que não aguentava mais todo mundo pegando no cabelo dela. Imagina?

    ResponderExcluir
  8. Esse negócio de "tá enjoando?" é uó mesmo... e parece que as pessoas não sabem que os enjôos costumam parar depois do primeiro trimestre. Tá lá você, 5 meses, sexo do bebê conhecido, barriga protuberante, e só sabem perguntar isso: "tá enjoando?" Eu nem me irrito muito porque estou atipicamente simpática na gravidez... mas concordo com você.

    ResponderExcluir