segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A febre. Os superpoderes. Roséola.


Mariana,


quando estava grávida eu sempre dizia que não saberia reconhecer quando você estivesse com febre. Dona de mãos eternamente frias, considero quente tudo o que toco. E aí você nasceu. E e eu te conheço tanto, que noto se você está um grauzinho só mais quente que o normal. E conheço o seu choro, o seu cheiro e as suas risadinhas. Hoje, um ano após você ter nascido, ouso dizer que te conheço como a mim mesma. Outro dia você chorou um choro esquisito, quase um gemidinho. E eu estranhei de cara. Que choro novidade era aquele? E dito e feito, horas depois uma febre e uma dor de barriga. Soube antes, porque uma pequena alteração do seu comportamento, por mínima que seja, já faz o alerta materno soar bem alto.
Não sei se te conheço tão bem porque te observo o todo o tempo ou porque somos mãe e filha, e esses vínculos tem razões sobrenaturais, sei lá.
O resultado prático dessa ligação, filha, eu não sei bem ao certo. Só espero que esses meus superpoderes possam servir para te ajudar, sempre que você precisar.

..................................................................

Escrevi esse post na segunda-feira passada. Coincidentemente, cheguei em casa à noite e lá estava você, com 38 e pouco de febre. E assim foi a semana toda. Febre que subia e descia. Eu, com meus superpoderes recém adquiridos, percebia a febre cada vez que ela voltava. E aí o trio que já conhecemos, banho morno, roupa leve e antitérmico. O vai e vem durou até a sexta-feira. Na sexta à noite chego em casa e você está com a testa e o pescoço vermelhos, cheio de pequenas manchinhas.
E aí estava a causa da febre: roséola! Confesso que fiquei até aliviada, porque pelo menos descobrimos o que você tinha. O vermelhão se espalhou pelo corpo, durou dois dias e passou! Agora você está boa, embora meio mimadinha demais, resultado dos dengos extremosos dos avós e dos pais preocupados.

Roséola. Essa já posso incluir no meu currículo de mãe de primeira viagem.

8 comentários:

  1. Isso mesmo, confie na sua intuição.
    Roséola é um alívio, sim, porque vc sabe a causa da febre e porque é uma doença benigna. A Ciça teve e o maior sofrimento, além da febre, foi não poder ir à pracinha por uma semana. Só isso.
    Beijos e melhoras para a rosinha!

    ResponderExcluir
  2. Paloma, nem diga...três dias de febre sem explicação preocupam qualquer um. Menos mal que era só "doencinha de criança". Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Põe superpoder nisso. Eu não sei o que acontece mas eu até cheiro de perigo dei pra sentir, eu hein!
    Que bom que está tudo bem.
    Beijo!
    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Pat,

    Essa eu não conhecia, Roséola??? Mais uma para a caderneta da super mamãe moderna. Espero que a Mariana esteja bem e obrigada por dividir mais essa informação.

    Na lista de super poderes eu posso acrescentar que sei se o Vi está dodói porque o cheirinho da boquinha fica diferente...tb...

    beijos pra vc e para a Mariana...

    ResponderExcluir
  5. Roberta e Aisha,

    a maternidade, por vezes, nos dá poderes sobrenaturais mesmo. Só faltavam nascer 2 braços extras, pra ajudar a carregar a tralha que é inerente à prole e uma varinha mágica, que congelasse os pimpolinhos para a gente poder tomar um banho decente e dormir umas oito horinhas de sono. Que tal?

    ResponderExcluir
  6. Patrícia!

    Muito bom receber tua visita, apareça sempre!

    A gente tem mesmo que usar nossa intuição e deveríamos ter super poderes de verdade! Alguns a gente até desenvolve!

    Beijos para ti e para a Mariana, muito linda!

    Priscila e Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Ai Pat, eu ia postar aqui outro dia mas por forças alheias a minha vontade eu sai do pc, nao deu!hehe
    Então, eh muito engraçado isso, eu não entendia bem como mae sabia q filho estava doente sem diagnostico medico, ate q comecei a desenvolver capacidades psiquicas q sao tudo de bom!hehe

    Tosse diferente eh um sinal, a gente q eh mae sabe quando a tosse deles muda. A temperatura tbm, aqui passou um tiquinho do normal eu ja sei q vai ficar com febre, fora o nariz escorrendo e outros sinais nos pés e mãos. Acho muito importante a gente saber disso pq tem vezes q os medicos deixam passar, ai so mesmo nossa persistencia pra ajudar. Com a Amanda aqui quando ela tinha 4 meses, apareceu uma tosse diferente, as vezes vinha ela, fiquei logo preocupada, levamos a emergencia, nada, tudo bem, voltei pra casa com esse tudo bem umas 3 vezes, da quarta eu enchi o saco fizeram raio-x, batata, pulmao cheio de catarro!ehehe

    deixa eu ir mimir, melhoras ai pra princesa!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  8. como a natureza é incrivel mesmo né....quando nos tornamos mãe, parece que junto nasce uma intuição tão forte referente aos nossos pequenos....aqui em casa não é diferente....se Miguel muda uma virgula o seu comportamento normal ja fico em alerta....rsrs...mas que bom que era roséola...o importante é que a princesa agora esta bem....parabens pelo blog...ja esta nos meus favoritos...
    um beijão

    ResponderExcluir