terça-feira, 20 de setembro de 2011

O mais legal de ser mãe.

Dá trabalho. Cansa. Dorme-se menos. Ouve-se mais choros. Mas é tão legal ser mãe que merece o registro, antes que a adolescência de Mariana chegue e eu esqueça as boas memórias.

É legal, quero dizer, é incrível quando o filho mexe na barriga. É incrível quando a barriga começa a aparecer, e a minha eu percebia no começo só de manhã, ainda deitada na cama. Tinha emagrecido bastante por conta dos enjôos, mas logo cedo percebia um calombinho abaixo do umbigo. E sabia que ali tinha um bebê. Muito legal.

Depois foi legal, muito legal,, legal mesmo amamentar. É uma sensação de prazer mesmo dar leite para seu filho. Quando a gente amamenta, só de pensar no ato o peito já começa a vazar. Muito legal, muito incrível, muito sensacional.

Depois, pela ordem, meio cronológica, meio emocional, é legal ver seu filho sorrir. Na memória tenho um dia que Mariana olhou para o móbile e sorriu para os ursinhos que rodavam acima do berço. Ver que ela já percebia o mundo foi muito legal e fiquei ali, um tempão, dando corda no móbile e vendo o risinho dela ir e vir. Coisa linda, coisa mais linda, gente.

As primeiras vezes também são muito legais. Primeira papinha, primeiras palavrinhas, primeiros passos, primeira vez que viu o mar, primeiro dia na escola. Esse sentimento de apresentar o mundo é muitíssimo legal.

E legalzíssimo mesmo é o aniversário de um ano.É um sentimento de vitória tão doido, que não sei nem explicar. A gente se sente meio “olha como eu consegui”. Me deram na maternidade um bebezinho e doze meses depois ela estava lá, lindona, risonha, limpa, penteada, banhada, trocada, alimentada. Quer vitória maior? Muito muito muito legal.

Também legalzão é se reconhecer no filho. Em atos, palavras, traços. Acho incrível quando reconheço algo meu na Mariana, seja um gosto alimentar, uma expressão, um olhar. É egóico, mas é legal.

E a partir de um ano, acho que fica mais legal a cada dia. Falo aqui, bem baixinho pra ninguém ouvir, que não gosto muito de bebês pequenos. Gosto de crianças, principalmente crianças falantes. Então desde que Mariana começou a falar é só alegria. Cada dia fica mais fácil, cada dia é mais leve, cada dia é mais legal. Muito legal. Muito legal ser mãe gente!

E para você? O que é legal na maternidade?

12 comentários:

  1. que post mais pra cima, amei! pra mim, muito legal, muitíssimo mesmo é vê-lo sorrindo. Agorinha mesmo pus o CD do Pato Fu pra tocar e fui cantar com ele, dançar, relaxar um pouco dessa coisa toda de dormir. Ele riu o tempo todinho. Daí pus no colo, chorei, dancei agarrada e ele lá, rindo. Até que fui fazer um carinho na cabeça e pluft, ele dormiu! Sorrindo!

    Então é isso: mesmo dormindo menos, dormindo mal, preocupando-me muito, ver que ele tá feliz (e feliz comigo, óia a egotrip) é O MÁXIMO.

    beijo em vcs, lindonas!

    ResponderExcluir
  2. A-M-E-I!!!!
    O mais legal de ser mãe para mim, além de tudo isso que vc lindamente falou, é com certeza ver minhas meninas sempre sorrindo!!! E com saúde!!!
    Adoro desfilar com as duas nas rua me exibindo!!! Dá uma sensação da minha missão (quase impossível) diária cumprida!!!
    Beijos! Sumi mas aparceci, :)

    ResponderExcluir
  3. Hoje me senti exatamente como vc escreveu, quando deixei Ubiratan na escola ele disse tchau mãe e saiu correndo e eu toda orgulhosa.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Demais, Pat!
    Tudo isso é tão prazeroso que a gente tende a esquecer (e esquece mesmo) as privações.
    Eu tô revivendo estes primeiros prazeres com a Cali, ao mesmo tempo em que tenho uma companheira de tudo ao meu lado, a Ciça.
    O mais legal é saber que temos ainda uma longa jornada de companheirismo pela frente, eu não canso de admirá-las e de adorar a companhia delas mais do que de qualquer outra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo...gostei...
    O mais legal pra mim é ver a alegria de viver da Sofia, sempre sorrindo, brincando...a gente ainda vai aprontar muito juntas...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. o mais legal???
    tudo.
    do carinho ao rolar no chão.
    das cantigas as perguntas.
    dos tombos aos sermões.

    curto tudo.
    mas ó, não tem coisa melhor que aquela corridinha pré abraço...

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Que lindo!!!

    Ahh tanta coisa que acho tão legal! Amo todos os momentos que passamos juntos aqui! Muito gratificante essa coisa de ser mãe!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Compartilho com vc da preferências por BBs maiores, dos 0 aos 6 meses...bem eu sobrevivi, hehe

    Tanta coisa que amo na maternidade...difícil escolher, mas acho que a sensação de se reconhecer no filho é algo que cria uma ligação muito especial, o início da fala e das demonstrações espontâneas de carinho e amamentar, amamentar é algo especial, mesmo!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, Pati querida.
    Para mim o mais legal é vê-la crescendo, desenvolvendo... e saber que seremos ligadas para sempre, como companheiras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi..Para mim legal e tudo o que tenho passado ate este momento... a barriga crescer, sentir bebe mexer, e sentir algo abaixo do umbigo sabendo que e o meu nene :)
    SIMPLESMENTE AMO ...

    Beijo e me visite..se gostar comente e torne.se seguidora ;D

    ResponderExcluir
  11. Pra mim o mais legal de ser mãe para mim (além do que você falou) é ver minha filha se tornando uma adolescente inteligente, educada e que me tem como amiga dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Prá mim é MUITO legal vê-los aprender coisas novas. E também vê-los serem INDEPENDENTES. Amo muito. É demais mesmo, você resumiu muito bem. Venha nos visitar! Agora temos dois filhos, e dois blogs - http://maedobruno.wordpress.com e http://maedaelisa.wordpress.com. Bjão, seus posts estão o máximo.

    ResponderExcluir