quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dos piqueniques e dos perfeccionismos bobos que devemos evitar sempre.





Mariana,
Com algum atraso, o registro de mais uma primeira vez.
Primeiro piquenique no parque. Combinamos na véspera com tios e tias. No dia seguinte correria para chegar no Ibirapuera antes da multidão ávida pelo feriadão da independência. Na pressa e no improviso, saquei uma manta do armário, fiz uma rapa na geladeira. Tia Pri levou a maior parte do lanche, também feito de rapa de geladeira.
Estava feito o piquenique.
No meu mundo perfeito e estereotipado, a toalha seria xadrez e a mochila seria uma cesta dessas do Zé Colméia. A comida seria muito mais do que bisnaguinhas, biscoitos, água de côco e guaraná. No meu piquenique perfeito teríamos frutas delicadamente picadas, teríamos sanduichinhos feitos por mim de forma artesanal e até mesmo um bolo recém tirado do forno. Teríamos suco natural e até mesmo umas flores enfeitando a toalha. Mas entre sonho e realidade, fomos de realidade. Entre não fazer o piquenique por falta de pompa e circunstância ou fazê-lo à nossa moda, melhor fazê-lo, claro.
Então, filha, que seja nosso lema. Melhor imperfeito, porém verdadeiro, palpável, real, do que perfeito e imaginário. Melhor aproveitar o momento. Melhor agir ao invés de sonhar. Melhor fazer do que passar a vida esperando o dia certo, a hora exata, o momento adequado, o quem sabe, o talvez.
E no imperfeito surge o perfeito. Eis a segunda lição do dia.
Porque perfeito foi o encontro de primas e irmãos e cunhados e cunhadas. Perfeito foi o dia ensolarado. Perfeito foi ver as meninas brincando e sorrindo. Perfeito foi pular corda como se eu fosse criança. Perfeito foi ver você sorrindo. Perfeito foi nossa família de mãos dadas no parque, eu, você e papai. Perfeito é ter irmãos, cunhadas e sobrinhas tão queridos, tão amados, que fazem de um simples piquenique um dia mais do que especial.
E nem teve formiga.
Perfeito né?

2 comentários:

  1. Claro que é!
    A gente faz piquenique improvisado todo final de semana, às vezes um no sábado e outro no domingo.
    Uma dica é deixar as frutas picadinhas, já em potinhos, na geladeira de véspera. Ou passar na padaria antes para abastecer, mas nada contra a rapa na geladeira, pelo contrário, somos adeptos também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo seu jeito de escrever, amei.
    Me fez lembrar do meu primeiro piquenique com a Mel, ela nem andava ainda, foi no improviso também, poucas coisas, eu com a Mel e uma amiga com 02 filhos, foi uma delícia e breve vamos fazer repeteco rsrsrsrsrssrs.
    É isso que vale, não importa a simplicidade o que vale é estar com pessoas queridas e curtir cada segundinho.
    Bjos

    ResponderExcluir