sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O tratado sobre o desfralde. Senta que lá vem história.

Mariana versão sem fraldas. Tenho que me acostumar. Primeiro porque me custa ver o seu crescimento assim, tão a passos largos. Segundo, porque criança sem fralda significa usar banheiro público, ter que pensar em paradas na viagem, ter mudas extras de roupa, enfim, trabalheira geral.
Talvez por essas razões o desfralde não tenha começado lá pelos dois anos, ou antes até.
Talvez porque eu respeite o tempo da Mariana.
Ou talvez, e mais provável, que tudo isso junto tenha resultado em esperar um sinal da pequena para começar o processo.
Mariana reconhece cocô e xixi desde um ano. Sempre avisou quando ia fazer ou fez um dos dois. Vai conosco ao banheiro. Tem penico desde um ano e meio e logo cedo aprendeu a dar tchau para o xixi, mesmo que não fosse o dela.
Ou seja, tinha todos os requisitos para começar o desfralde.
Eu, de vez em quando perguntava: - Quer ficar sem fralda, filha? A resposta era sempre um redondo NÃO. Então esperava mais, e tornava a perguntar dali uns dias.
Até que partiu dela. Há uns dois meses mais ou menos, de manhã, estávamos nos trocando para ir para a piscina da vovó. Ela estava pelada e eu falei: - Vamos por fralda para ir para a vovó, filha? E ela: - Não, eu vou sem fralda e vou fazer xixi no penico. Correu para o penico e fez. Assim, como se sempre tivesse feito. Era o sinal!
Aí saímos de férias e foi meio complicado explicar porque tinha que fazer xixi na privada, se ela estava sempre de biquíni e acabava fazendo no chão da piscina, na areia da praia, mico total. Então o negócio ficou meio indefinido. Ora na fralda, ora na privada, ora no chão mesmo, para vergonha da mamãe aqui.
Começaram as aulas. Levei-a para a escola no primeiro dia. Fomos conhecer a classe nova. Mostrei para ela que a classe tinha banheiro, onde ela poderia fazer xixi e cocô, se quisesse. Ela imediatamente: - Quero fazer cocô! E, para minha surpresa, fez um micro cocô na escola, inaugurando o ano letivo! Vou falar mais disso lá no final. Esperem.
Contei para a professora que estávamos iniciando o desfralde, fui enfática para que não forçassem nada, só fizessem a vontade da Mariana. Uns três dias depois a professora sugeriu que ela ficasse sem fralda na escola, porque outros três coleguinhas também estavam no processo e talvez ela gostasse. Gostou. Desde que isso começou, há quase um mês, só houve um xixi escapado. Sucesso total!
Em casa, ora o xixi vai pra privada, ora pro penico, ora para o chão. E muitas vezes vai na fralda. Para sair eu ainda coloco fralda, por ainda não estar segura do desfralde 100% e também pelo nojo dos banheiros públicos em geral. Para dormir, também rola fralda, e essa ainda acho que vá demorar a sair, já que Mariana mama antes de dormir e às vezes durante a noite. Vamos ver.

O cocô geralmente vai na fralda. Ela pede e eu coloco na mesma hora, porque tenho pavor de intestino preso. Falo disso já, já. Mas já rolou cocô na privada em casa, na escola, nas avós e outro dia no penico. Aliás, esse último ela fez quando estava com o pai e até guardou para eu ver. Olha quanta gentileza!

Em resumo, o desfralde está sendo um sucesso, que atribuo a vários fatores que coloco aqui para ajudar quem quer que seja:

A idade certa.
Esperar o tempo da criança pareceu decisivo para o processo. Há quem diga que há uma “janela de oportunidade” que se fecha aos dois anos. Se não desfraldou até lá, tanto pior. Discordo. Acho que aos dois anos eu conseguiria “CONDICIONAR” Mariana a ir ao banheiro, como se condiciona um cachorrinho a fazer xixi no tapetinho, por exemplo. Agora, com maior compreensão, acho que ela APRENDEU o negócio todo, e por isso foi muito mais fácil do que eu imaginava. Claro, deve haver teses e mais teses contrárias mas para nós deu certo, por isso divido.

Já é mocinha!
Os argumentos “já está grande”, “ficou mocinha” são perigosos. Um dia, sentada na privada e recebendo elogios nessa linha, Mariana disparou: - “Eu não sou mocinha, eu sou um bebê que faz xixi na privada”. Ou seja, alerta vermelho! Talvez “ser mocinha” para ela signifique mais do que fazer xixi. Perder o colo, deixar de ser a bebê da mamãe, como eu sempre digo? Então cuidado com o argumento...

Calcinhas.
Eu sempre tive o costume de colocar calcinha sobre a fralda da Mariana. Acho que segura melhor, sei lá. E isso foi péssimo, porque não tive o argumento de “poder usar calcinhas” no lugar das fraldas. Ora, ela já usava calcinhas...Então se fosse fazer de novo talvez teria evitado o uso de calcinhas junto com fraldas. De todo modo, outro dia fomos comprar calcinhas NOVAS que a animaram bem. Tão bem a ponto dela fazer vários xixis na calcinha, justificando a troca. Em poucas horas foram quase todas as calcinhas novas. E a cada xixi escapado ela dizia: não faz mal, mamãe. Tem outra calcinha nova! Cuidado aqui também.

Gente grande não usa fralda?
Ainda, tem o negócio de Mariana achar que absorvente é fralda pequenininha, como contei aqui. E várias vezes que eu disse que ela não precisava mais usar fralda ela respondeu: - Você usa fralda pequenininha, mamãe. Então também tive que evitar que ela visse a mamãe usando fraldas pequenininhas. Ninguém usa fralda, filha!

Tirar de uma vez?
O negócio de ora usar fralda ora não usar às vezes confunde a criança. Mariana agora pergunta: - Eu to de fralda? Posso fazer xixi? Mas ainda acho melhor do que tirar de uma vez e acabar com vários acidentes fora de casa. Sei lá, vai de cada um.

E o cocô?
A questão cocô na fralda. A Mariana já teve um problema sério de intestino. Entrou na escola e começou o drama. Antes de fazer o mini cocô do primeiro dia de aula que eu contei acima, ela NUNCA tinha feito cocô na escola. No final do ano passado a coisa andava tão dramática (imaginem uma criança gritando de dor porque não conseguia fazer cocô, supositórios e tudo o mais) que tivemos que entrar com medicação por um mês. Acho que algo na escola a travou e somente com medicação é que ela se condicionou novamente ao cocô regular. Então imaginem meu pavor disso voltar com o desfralde. Por isso não recuso a fralda para o cocô. Tudo ao seu tempo e com certeza daqui a pouco estaremos com 100% de aproveitamento!

Penico ou privada?
Em casa ofereço os dois. Tem horas que o penico ganha. Tem horas que ela quer privada com redutor de ursinho. Tem horas que quer privada sem nada. Particularmente acho privada mais higiênico. Cocô no penico é nojento até. Mas deixo as opções e assim ela não fica daquelas crianças sistemáticas que só fazem cocô no banheiro X, com a privada Y, no horário do sol poente e usando um chapéu azul. Tem que acostumar a fazer cocô em qualquer lugar e quando der vontade, melhor segredo contra o intestino preso.

A escolha do penico.
O penico da Mariana é um da Fischer-price que toca música. Já deu defeito e passou uma noite disparado, tocando música sem parar. A música até fez graça quando eu comprei, quase um ano atrás. Hoje ninguém dá bola e ele fica desligado. O lado bom é que ele vira um banquinho super estável, que serve para a criança subir e escovar os dentes e ajuda até mesmo a subir e sentar na privada e depois ficar ali com os pezinhos apoiados (posição que inclusive ajuda a fazer cocô). Então acho que valeu a compra.


E por fim meu protesto contra a pressão para o desfralde. Não vejo outra razão para o desespero em tirar as fraldas do filho senão a questão econômica. Fralda é caro então tem mãe que fica louca pra sobrar esse dinheiro pra gastar em sei lá o quê. Não se iludam. Filho é caro. Vão as fraldas, vem outros tantos gastos. Porque não acredito que alguém ache seu filho mais esperto porque fez cocô cedo dentro de um penico. Peloamor. E vai saber se esse mundo de mulher tomando Activia não é fruto desse desespero para desfraldar cedo. Teorias minhas, claro, mas vai saber... Calma que tudo ao seu tempo se ajeita.

Acho que é só. Esgotei meus conhecimentos sobre xixi e cocô. Ah, a maternidade. Puro glamour.

11 comentários:

  1. Ai Pat, queria tanto falar que aqui em casa está assim também.
    Bel está super resistente ao processo do desfralde. Ela senta e nao faz nada, e depois que se levanta, faz o maior xixi.
    Cocô entao...só na calcinha.
    Mas tudo bem...é uma fase e logo se acerta, né?
    beijos e parabéns para sua mocinha de calcinha!
    Paula
    http://b-de-bel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. adoreeeeeeei o post.
    muito.
    isaac ri de todo o desfralde.
    agora está adorando o lance de ganhar um adesivo por cada xixi no vaso.
    tbm ofereço todas as possibilidades e ele nem esquenta a cabeça se é no penico ou na privadona...
    cocô ainda não. nem apresso.
    o xixi escapa sim se a gente não lembra. e eu acho a vida um saco por isso.
    tem coisa mais pentelha que qlguém perguntando se vai ao penico???
    affff
    mas é uma fase e logo eles crescem, então vamos indo... com fralda, sem fralda, no penico, na privada, até a hora que for pra ser.
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  3. Pat, você é minha ídala!! Esse foi o relato de desfralde mais lindo que eu já vi. Nossa forma de ser mãe tem que agradar nossos filhos, e não a sociedade. Xô, pressão!!
    E aqui acho que o desfralde vai ser demorado... Emília fica cagadinha e mijadinha numa boa - e olha que ela usa fraldas de pano, então ela fica molhada MESMO. Em todo caso, gosto de deixá-la peladinha um pouco antes do banho pra conhecer as partes ocultas do corpo. Ela quase sempre faz xixi nessas ocasiões e fica olhando intrigada praquela aguinha saindo ali da frente. Depois quer espalhar o xixi e sapatear nele...

    ResponderExcluir
  4. Pat, adorei o tratado do desfralde! Você é uma figura. Beijo, Li

    ResponderExcluir
  5. Apoiadíssima!!! Penso exatamente como você! Nunca pressionei a minha filha pra fazer xixi ou cocô onde quer que fosse!
    Respeitei o tempo dela. E achei o desfralde perfeito. Sem estresse!!! Respeito muito a minha filha, pra ficar competindo pra ver quem desfralda primeiro, se eu ou a vizinha!!! Me poupe!!
    O desfralde da Bebel foi bem parecido com o da Mariana. E também falei dele lá no meu blog, por coincidência essa semana!!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  6. Melhor texto sobre desfralde ever, concordo com tudo. Errei demais ao apressar o processo na Ciça e isso lhe gerou 10 meses de prisão de ventre psicológica, um sofrimento para a família toda. Ah, se eu tivesse te lido antes de desfraldar minha primogênita...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Maria Luiza está com um ano e três meses e eu nem faço idéia de quando vou começar o desfralde. Por enquanto, acho que as fraldas continuam, pois ela ainda é muito pequenininha para entender o lugar certo do xixi e do cocô. Concordo com vc, tem que ser com calma, sem pressão. Um dia, acontece.Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Estou vivenciando o desfralde também. Olha, por enquanto tá tudo indo bem. A diferença é que eu não uso fralda quando saimos, o que me rendeu um cocozão na pracinha (e um post, rs). Sei lá, arrisco e não tenho saido para passar grandes turnos na rua. Veja já pensou em levar o adaptador de privada para a rua? Soube que tem uns que são portateis. Penso em comprar. Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Até que enfim um post atualizado hein D. Patricia!!! Aliás , caprichou..post precioso!!!!

    ResponderExcluir
  10. o mais engraçado do desfralde é que eu não tenho mais nojo de nada, limpo tudo numa boa....sendo que eu era a trofeu frescura, risos....

    vamos lá, parece q ue a gente ganha certificado no doutorado de xixi-coco????!!!!!!!!!!!!!

    beijocas e bom desfralde, ainda to indo com o meu gabi tb, tudo devagar e a seu tempo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei! A minha Isa ainda não está nessa fase, vai fazer 1 ano agora, mas confesso que não tinha a menor idéia de como desfraldar um bebê, hahahaha! Amei o Blog e achei a Mariana super esperta com os seus porquessss...
    Bjs para as duas!

    ResponderExcluir