quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sono


Mariana dorme tarde. Sempre dormiu. Primeiro às dez. Depois às onze. Dali para meia noite foi um pulo. E agora, dia sim, dia não, chegamos de olhos abertos até quase duas da madrugada.
Além disso, acorda religiosamente às 3 e meia da manhã para tomar leite.
Não há quem aguente. Eu, sinceramente, não estou aguentando.
As causas? Vááárias: dorme bastante durante o dia, fica eufórica quando chegamos em casa, prefere brincar do que dormir e sabe-se lá mais o que.
Desde a gravidez venho criando Mariana na base da tentativa e erro. Não me interessei por livros de gravidez e não li livros que ensinam como criar os filhos.
Achava (ava..ava...ava...) que quem sabe da minha filha sou eu e não um livro de auto-ajuda.
Mas como ser mãe é um eterno pagar a língua, acabei me rendendo.
Comprei o livro “Soluções para Noites Sem Choro para crianças de 1 a 6 anos”. Sucumbi também ao “Encantadora de bebês” livro pelo qual sempre tive muita resistência, principalmente pelo nome, que me lembra o 'Encantador de Cavalos' e Mariana não é cavalo, definitivamente. Enfim, bobeira de mãe teimosa, que se acha o supra sumo da pedagogia infantil.
O fato é que agora baixei a guarda, baixei a bola e, esperançosa, vou ler os livros e colocar as técnicas em prática.Se alguma der certo, publico aqui.
Ah! Se alguém já leu algum desses livros e achou bobagem, me avise com urgência, que troco os dois por um best seller qualquer e sigo minha vida de mãe CORUJA (literalmente).

Aceito também dicas, simpatias, rezas bravas e promessas de qualquer natureza.

12 comentários:

  1. oooo minina... do alto da minha inexperiencia, só o que posso fazer é desejar muito sorte pra vc! reza braaaaba pro soninho chegar e a fofis Mariana te dar uma folguinha!

    to torcendo, viu?

    e dps conta pra gente se os livros ajudaram, pq aí eu já providencio os meus exemplares!

    beijao

    ResponderExcluir
  2. Eu li o "soluções" e gostei bastante. Tem umas dicas boas sobre a rotina do soninho dos pequenos. Acho essa questão do sono a mais complicada de todas (pelo menos aqui em casa sempre foi!) e acho que qualquer tentativa é sempre válida!
    Boa sorte!
    beijos, Re

    ResponderExcluir
  3. Ai querida, eu sofro do mesmo mal que você.
    A Clara dorme cedo, por volta das 9 horas ela ta caindo de sono, todavia ela acorda 2 ou 3 vezes durante a madrugada !!!
    Eu tb tento de tudo, faca, tesoura embaixo do colchão, minha sogra leva no centro espirita para tomar passe, mudei de pediatra e comecei dar homeopatia.
    Bom essa ultima opção nos ajudou bastante...o sono dela te melhorado, mas é uma mudança gradual e penosa....
    Meu email é barbosalaura@bol.com.br
    Sério...vamos conversar mais sobre isso, vamos trocar experiencia, pois tem dia fico a ponto de enlouquecer de tão cansada !!!!
    Vamso nos ajudar !!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Olha, não sou a melhor das mamães para aconselhar (e nem pretendo rsrs), já que meu pequeno também dorme por volta das 23h. Mas pelo menos dorme a noite toda, só acorda as 8:30h manhã.
    Tenho dois livros da "encantadora de bebês" que adoro! rsrs
    Me ajudaram muito, principalmente nas questões do soninho (entre outras). No método da encantadora, as 2 ou 3 primeiras noites são difíceis, mas garanto que o esforço vale a pena!
    Espero que dê tudo certo, que vcs tenham noites mais tranquilas e melhores dormidas!

    beijinhos
    Mari e Pedrinho - Mundo do Pedro

    ResponderExcluir
  5. Que engraçado, acabei de fazer um post sobre isso também!
    Bento dorme bem, mama por volta das 20h30, 21h, daí dorme direto até 6h, 7h. Mas teve seus períodos complicados, principalmente no começo ou quando acontece algo novo, tipo o nascimento dos dentes.
    Acho que uma coisa que ajudou pra ele foi a rotina. Quando está perto da hora de dormir sempre faço a mesma coisa: vou fazendo brincadeiras mais tranquilas para desacelerar (leio historinhas, brinco com ele deitadinho já no quarto dele), depois dou um banho morno, aí a mamadeira e às vezes canto uma musiquinha. Assim ele já entende que é hora de dormir. Fiz isso desde o começo e hoje, por volta das 19h30 ele já dá sinais de sono. Então essa é minha sugestão, tente seguir uma rotina que funcione para vocês, para seus horários, e quem sabe a Mariana comece a dormir melhor... Depois conte pra gente como estão os progressos!
    um beijo!
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que difícil isso, eu sempre me sinto meio culpada, pq ao mesmo tempo que quero que a Elisa durma logo, fico pensando que é o tempo que temos pra ficar juntas já que ela passa o dia todo na escolinha. Mas, não tem como não querer descansar depois de um dia super exasustivo, além disso, a pequena tbm precisa do soninho pra crescer e descansar.
    Lá em casa é tranquilo, ela chega bem cansada e dorme cedo (20:30h/21h), claro que tem uma manhazinha e fica meio chatinha pq às vezes briga com o sono, tbm tenho que fazer ela dormir sempre cantando e às vezes forçando mesmos senão ela não para. Aí dorme direto até às 7h. Aliás, acorda pra mamar, isso eu ainda não consegui tirar, mas já acostumei.
    Ah, o que eu tbm ainda faço é às vezes trazê-la pra nossa cama e manhãzinha, tipo 5h ou 6h, mas não me estresso.
    Tô curiosa com os livros. Conta logo.
    Boa sorte com a Mariana.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Pat, já que vc pediu dicas, vou dar. Nunca, em hipótese alguma, dê alimentos a ela de madrugada. Isso cria a rotina de acordar para comer e, nesta idade, definitivamente ela não precisa mais disso. No mais, estabelecer a rotina também durante o dia, com horários certos para comer, para brincar e para as sonecas (eliminar sonecas não resolve o problema, mas tem que ter hora para isso). Acho que, quando entrar na escola, vai ficar mais fácil seguir a rotina.
    Ah, eu li a Encantadora e gostei muito! Só não concordo com ela quando incentiva o desfralde precoce (no livro rosa, acho). Mas no que se refere ao sono, ela é ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Queridas,
    obrigada a todas pelas super dicas. Vou ler todas com muita atenção e colocar em prática. Ainda estou no começo do livro das Soluções para noites sem choro e nem comecei a Encantadora. Mas chego lá!
    beijos, muito obrigada a todas.
    Laura, vou te mandar um email pra gente chorar as pitangas..hehe

    ResponderExcluir
  9. Estamos com o mesmo problema em casa: o Sr. D, de um dia por outro, começou a acordar de madrugada, a cada duas horas...
    Fiquei tentado a comprar o "Encantadora", e vou acompanhar sua saga de perto.
    Se tiver mudança em casa, aviso!
    Sorte com a Mariana!
    Abraços,
    Sr. Paiéquemcria

    ResponderExcluir
  10. Oie Pati. Olha, como diria Silvio Santos, eu não li, mas minha amiga leu e me deu algumas dicas. A minha pequena, desde os 2 meses, dorme (quase sempre) a noite toda. Dorme cedo, por volta das 21h, e acorda umas 7h (claro que não todos os dias e tals). Nisso sou privilegiada. Mas os cochilos durante o dia sempre foram curtíssimos, no máximo 30 min. Não dava tempo de me planejar pra nada, ela ficava irritada e não tinha rotina. Minha amiga falou pra ficar deitada junto por 1 semana. E não é que deu certo! Agora ela dorme aproximadamente 1:30h a tarde sozinha! Mas deixo ela no berço com meu travesseiro, pra ter o cheirinho da mamãe...rs. Como já disseram aqui, os primeiros dias não é fácil, mas com persistência e paciência acaba dando certo! Beijo e boa sorte!!!
    www.comtdetati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pat, que engraçado! Hoje de manhã, depois de acordar 6 vezes para acudir a Nina, que tá com febre e gripe, levantei às 7 da manhã, tomei banho e enquanto esperava a pequena acordar, reclamando que tava cansadona, li seu blog e super-hiper-mega me indentifiquei com seu cansaço!
    É difícil mesmo, né!
    Ai...sobre dicas...só a de tentar parar com a mamada noturna (madrugada). Aqui em casa, eu fui tirando aos poucos, até que ela desacostumou e, na maioria dos dias, dorme a noite toda.
    Boa sorte por aí! Quando estiver acordada por aqui, vou rezar prá você, tá!
    Beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
  12. O sono... ai, o sono.
    Pat, querida, o mesmo problema aqui: Noah com 1 ano e (quase) 3 meses acorda toda santa madrugada.
    E não por falta de rotina: aqui é sistema militar, 8 da noite na cama, continência, boa noite-tchau.
    Então, rotina: checked.
    Agora. Não posso dar uma de João sem bracinho e dizer que não sei onde estou errando, né querida? Tô exausta de saber que não deveria EM HIPOTESE ALGUMA alimentá-lo de madrugada. Mas alimento. Acordo, cambaleando e arremeço uma mamadeira na mão do pequeno. Só não jogo da minha cama direto no berço porque minha pontaria é míope.
    Ahhhh, não tenho maturidade suficiente pra 1.deixá-lo chorando nem 2. ficar lá do lado do berço consolando e tal. Sou imatura demais pra isso, amiga Pat.
    Assim que a solução chegar pra vc, publique por favor.
    Por aqui sigo esperançosa e ansiosa por suas respostas.
    Caso contrário já me conformei na tal de espera dos 18 anos, ai, que preguiça.
    Beijo, e muito obrigada pela força lá no blog. De coração.
    Ro

    ResponderExcluir