sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Projeto Dorme Mariana. Tentativa nº 1. Estabelecendo uma rotina.

Foto repetida, do tempo que você ainda usava chupeta!



Filha,
antes de falar sobre o Projeto Dorme Mariana, quero que você saiba que esse negócio de você dormir tarde, mamar de noite e outros que tais não é o grande problema da minha vida. Só acho que, como tudo, dá pra melhorar um pouco. Também sei que, como tudo, é uma fase. E sei, finalmente que, quando você tiver 18 anos e sair noite afora, eu vou lembrar, no meio de uma noite em claro esperando você chegar, como eram boas as noites em que estávamos as duas juntinhas, você nos meus braços, e eu controlando a sua pequena vidinha. Você é uma menina alegre como poucas, extrovertida como poucas e que não dá trabalho algum. Come relativamente bem, é muito saudável, largou a chupeta sozinha (depois conto essa proeza!) e é linda, linda, linda! Então, não pense que essa questão toda sobre não dormir é tão grave quanto parece. É só uma tentativa de tornar a nossa vida ainda mais perfeita. Conversadas?

Agora o projeto.


A primeira tentativa para o projeto Dorme Mariana foi criada por mim mesma. Continuo achando que ainda sou a pessoa mais indicada para saber o que é melhor para a Mariana (desculpe aí Dona Encantadora de Bebês) e, portanto, a primeira tentativa tinha que vir da minha cabeça. Melhor, do meu coração, da minha intuição materna que não costuma falhar.
O que identifiquei que poderia estar indo errado: pegamos a Mariana na casa das avós por volta das 19:30. Costumo chegar primeiro. O pai chega um pouco depois. E aí a avó do dia nos convida para jantar. E, quem resiste a uma comida caseira, prontinha e cheirosa no final de um dia de trabalho? Ninguém, né zé mané?
O resultado: jantamos, batemos um papinho, e somente depois vamos para casa. Ou seja, sempre chegamos em casa por volta de dez horas.
Aí Mariana se agita, quer brincar, quer dançar, quer ver o trio Pintinho Amarelinho/Pablo e Cocoricó e lá vamos nós para mais um late hours.
Assim, a tentativa nº 1 consistiu em estabelecer uma rotina que será a seguinte:
1- Pegar a Mariana na avó do dia.
2- Ir para casa em seguida.
3 - Deixar ela brincar.
4 -Jantarmos.
5 - Um pouco mais de brincadeiras tranquilas.
6 - Dormir!
A primeira tentativa foi muito boa. Chegamos em casa, Mariana brincou um pouco na rua, com os vizinhos. Entramos, jantamos, ela brincou um pouco mais e aí já eram dez horas. Ela estava bem mais tranquila do que quando só chegamos em casa nesse horário.
Ela tomou uma mamadeira e quase dormiu no meu colo. Mas, despertou com uma música da televisão. (nota mental, nada de tv na tentativa nº 2).
Tentei fazê-la dormir como de costume: deitar ao meu lado na cama até adormecer sozinha. Ela estava agitada demais e queria fugir a todo instante.
Eram já 10 e 40.
Aí fiz o inédito: Tentei embalá-la para dormir. Nunca tinha tentado. Coloquei-a no colo, saí passeando pela casa, falando baixinho, luz apagada, até que em menos de 10 minutos ela adormeceu.
Horário que ela dormiu: 11 horas. Um bom progresso.
Acordou como de costume no meio da madrugada.
Resumindo, o que parece ter dado certo:
  • Chegar em casa mais cedo

  • Passear pela casa com a bebê no colo.


Observações:


Essa primeira tentativa foi na quarta-feira. Ontem à noite seguimos no projeto. Tio Matheus e Tia Pri apareceram para uma visita. A pequena se agitou e aí começamos a tentar fazê-la dormir só depois de 11 horas. Adormeceu meia noite e meia. Nenhum progresso. Veremos hoje à noite o que vai rolar.

Me sinto culpada (ai, a culpa materna...esse tema dava um post! Melhor, um livro.) por não ter pensado nesse lance de rotina antes. Pode parecer óbvio para qualquer um, mas para mim não era. Detesto rotina. Evito rotina a todo custo. Acordo a cada dia em uma hora diferente e sigo assim o dia todo, não sigo nunca uma rotina. E claro, como tudo na vida, a tendência é passar para o filho o que a gente acha bom para nós. Rotina, lá vamos nós!

Comecei a ler o Soluções para noites sem choro. Parece ótimo, mas tem muita coisa para crianças maiores, que já entendem e conseguem negociar. Uma coisa que já aprendi: o processo de fazer uma criança dormir leva, em média, uma hora. Assim, não adianta querer que a criança adormeça em menos tempo que não vai dar certo. Parece que esse é mesmo o tempo que Mariana leva para dormir. O truque: começar os preparativos para a hora do soninho uma hora antes do horário que você considera adequado para o seu filho dormir.

O Projeto Dorme Mariana continua. Aguardem as próximas tentativas.

9 comentários:

  1. Pati, tu tá super certa. Eu sempre acreditei que minha vida como mãe iria se construir junto com a Elisa e o papi, aprendendo a cada dia...acertando, errando...nunca fiz curso pra nada. Claro que insegurança bate a toda hora,culpa, conselhos de vovó são benvindos, mas no mais é isso. E até agora tem sido só curtição.

    Quanto a rotina, não dá pra ser escravo dela não, tem que ter flexibiliade e muita, mas elas precisam sim de rotina. Banho, massagem, bricaira calminha, musica, mama, soninho...pode rolar alguma coisa diferente às vezes, mas se acustumar assim, depois tudo volta pro eixo.

    Ah, balançar no colinho é uma técnica que adotei ultimamente (depois de quase 1ano e 1/2) e nos dias mais agitados, quando a Elisa briga mt com o sono tem dado super certo.

    Parece que tá dando tudo certo.

    Tchau encantadora de bebês. Oi mamy antenda!

    ResponderExcluir
  2. Guria, fiquei louca pra saber como a Mariana deixou a chupeta.
    A Elisa parece que tá cada dia mais apegada.
    Conta logo, vai.

    ResponderExcluir
  3. Pat, acho que vc está no caminho certo: rotina para a família e, principalmente, para ela. E abolir TV perto da hora de dormir. Depois do jantar, poia ser a hora de folhear livrinhos, ler para ela, usar um tom de voz mais calmo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pat,
    A rotina é sempre excelente para as crianças,apesar de nós adultos não gostarmos muito.
    Lá em casa a Clara tem uma rotina um pouco militar e isso tem ajudado na hora do sono. O pediatra indicou inclusive que ela assista televisão até umas 4 da tarde somente, depois a TV é desligada.....as brincadeiras seguem somente até umas 8, depois são só brincadeiras leves, conto histórias, logo banho mormo, mama e por volta das 9 e pouco ela adormece !!
    Tenha ctz que impondo uma rotina vc terá sucesso.

    Aguardo noticias na segunda feira
    bom fim de semana

    bj

    ResponderExcluir
  5. Também começamos um projeto 'Dorme' aki em ksa. Vamos ver, vamos ver...
    Se alguma coisa q vc já não esteja tentando surgir, te digo.

    Oq tem dado resultado: acordo a pequena mais cedo. Como ela estava indo dormir superrr tarde, queria ficar de bobeira na camada até as dez da manhã, tipo adolescente que foi pra balada. Cortei a onda e senti diferença. Ficou chatíssima nos primeiros dias, mas já aceitou a novidade.

    Bju gde =*

    ResponderExcluir
  6. Uma experiência minha: quando eles percebem que temos pressa em colocá-los pra dormir aí é que eles não dormem mesmo (pelo menos com meu filho é assim).

    A rotina é uma grande aliada tanto pra facilitar esse processo de ir pra cama, quanto pra proporcionar uma noite melhor.

    Sucesso no projeto! E persistência!

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Pat! É, a Emília ainda não dá trabalho nenhum pra dormir. Mas sei que uma hora ela vai começar a se interessar mais pelas coisas do mundo e vai querer fazer coisas mais interessantes que dormir...

    ResponderExcluir
  8. Conheci seu blog hoje e adorei. Também sou mãe da sofhia que fará 3 anos mês que vem e acabo de criar um blog para contar as traquinagens dela rs.
    Sua filha é linda parabéns

    ResponderExcluir
  9. Oi Patrícia!
    Rotina é tudo na vida de um bebê.. sempre tentei colocar Ana Luísa na rotina.. no começo foi dificil, mas hj colho os frutos.. ela dorme às 20/20:30 toda noite e acorda, invariavelmente às 6 da manhã...
    Ela tem rotina pra tudo e procuro sempre seguir direitinho os horários.. facilita a vida demais!!!
    Tomara que dê tudo certo! Não desista nas 1as. tentativas.. é assim mesmo.. :)
    Bjinhos!

    ResponderExcluir