quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O feriadão e a mudança de planos

Ainda no hospital com o papai, sorrisão no rosto e acesso na veia.

A idéia era o feriadão no hotel fazenda com um grupo de amigos queridos. Criançada reunida para brincar até cansar. Mas houve mudança de planos. Mariana passou mal na sexta-feira, e no sábado cedo foi diagnosticada com meningite viral. Foi internada e ficou o feriadão todo no hospital. Tivesse eu escrito esse texto no sábado mesmo, ainda estaria forte, dessas forças que a gente tira não sei de onde quando o caso é sério. Mas hoje, quase uma semana depois que tudo começou, choro cada vez que penso na minha pequena chorando de dor de cabeça, vomitando tudo e mais um pouco e apática, abatida, mal mesmo. Momentos antes de irmos viajar ela já se queixava da cabeça e achamos por bem passar no pronto-socorro para ver se era algo sério. Um doce para quem adivinhar o que a médica disse. Virose, claro. Disse que ela não tinha sintomas de nada grave, tirou um raio-x da face para descartar sinusite, deu-lhe um analgésico e nos desejou boa viagem. Chegamos ao hotel fazenda e Mariana – talvez sob o efeito do remédio – se animou. Disse que não doía mais nada. Brincou com as crianças, mas sempre um pouco cansada e abatida. Fomos dormir à meia noite e às duas e quarenta ela acordou gritando de dor de cabeça. Estávamos em Taubaté. Fomos até o pronto-socorro local. No caminho começaram os vômitos e o início da febre. De novo a médica insistiu na virose, porque não havia a rigidez da nuca, principal sintoma da meningite. Deu-lhe uma injeção de analgésico/antitérmico/anti-enjoo e pronto. Chegamos de volta ao hotel quase de manhã. Mariana dormiu umas duas horinhas e acordou pior. Muito abatida, chorando de dor. Voltamos para São Paulo, direito para o hospital. Fizeram exame de sangue para descartar alguma infecção. Em seguida, não tinha jeito, teve que ser feito o exame do liquor, aquele mesmo que todo mundo teme, aquele mesmo que fura a espinha, aquele mesmo que você nunca imaginou ver sua filha fazendo. Meningite viral constatada. Mariana chorou bastante, cansada, com dor, desidratada. Mas foi forte, cooperou, entendeu até que não podia se mexer nas vinte e quatro horas seguintes por conta do exame que tinha feito. Ficou de cama, boazinha, brincando deitada. Explicamos tudo a ela e ela entendeu. Logo se acostumou com o acesso à veia, com a luvinha que colocaram. Logo aceitou o soro e as visitas constantes das enfermeiras. Depois da primeira bolsa de soro e do exame de liquor voltou a sorrir. Foi forte como eu gostaria que ela fosse. E foi melhorando a cada dia. Agora está ótima, ainda um pouco abatida, mas sem mais nenhuma dor ou mal estar. Ficou triste, muito triste, por ter que deixar o hotel. Mas prometemos voltar.

Eu tentei achar o lado bom da história, costume desse meu jeito Pollyana de ser. Podia dizer que pelo menos choveu no feriadão. Poderia dizer que pelo menos foi meningite viral. Poderia achar bom que o hotel devolveu o dinheiro pago. Poderia agradecer porque temos plano de saúde e acesso rápido a bons tratamentos.

Mas definitivamente não há nenhum lado bom em ver o filho doente.

Esse é o lado ruim de ser mãe. Muito ruim.

19 comentários:

  1. Ai, Pat, que aperto que me deu ao ler isso. Poxa, logo com a Marianinha (e com vc)? Puxa... sem palavras.
    Ainda bem que era viral, sim! E que bom que ela está melhor.
    Alguma ideia de onde pode ter ocorrido o contágio?
    Beijo enorme em cada uma

    ResponderExcluir
  2. Nossa que susto, ver o filho doente ninguém merece, e fazer esse temido exame só Deus pra dar forças.
    Graças a Deus que ela já esta melhor.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Você sabe que doeu em mim, como se fosse com meu próprio filho. Você sabe que fiquei abalada, principalmente porque eu só soube após a alta e não pude estar lá com vocês, nem um pouquinho.
    Porém, cá estou, Polyanamente, nos convidando a integrar a caravana da próxima ida ao Hotel Fazenda!
    Para celebrar: à saúde de Marianinha, aos meus 40 anos e, sobretudo, à amizade, que é tudo nessa vida.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  4. Não tem coisa pior nessa vida do que ver nosso filho doente.
    Mas ainda bem que a pequena está melhor. E agora é agradecer a Deus pela recuperação.
    Força pra vocês.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. MELHORAS PARA ESSA PRINCESA LINDA, FORTE E VENCEDORA!
    SINTO MUITO POR ELA TER PASSADO POR ISSO, DEUS E COM VCS.
    DEUS TE ABENÇOE MARIANINHA. Q VC SE RECUPERE MTO MTO RAPIDO, E VOLTE A CORRER COM SEUS AMIGUINHOS SEM NENHUMA DOR, SEM NADA Q TE INCOMODE E TE FAÇA PERDER O SORRISO ;)
    BENÇAO SEM MEDIDA PRA VC.

    ResponderExcluir
  6. Oh poxa...isso da um aperto no peito e uma vira a volta a cabeça nao e mesmo...mas o que interessa e que apesar de tudo menina portou-se super bem foi forte e hoje ta bem melhor nao e mesmo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Imagino como seu coração deve estar pequenininho. O meu está, de tanta dó de você e da pequena. Não tem muito o que dizer nessa horas, não é? A não ser que estou aqui de longe, mandando vibrações boas para essa gracinha que logo, logo volta a pular e correr por aí. Melhoras, viu? Um grande abraço apertado em ambas.

    ResponderExcluir
  8. Nossa como depois que nos tornamos mães conseguimos sentir a dor dos outros. Fiquei profundamente tocada com o seu relato.
    Também fiquei feliz em saber que a filhota está bem e outros passeios maravilhosos com certeza surgirão para sua familia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Meninas, obrigada pelo carinho!
    Paloma, não sabemos onde foi o contágio, os médicos disseram que qualquer vírus (no caso dela, enterovírus) pode atingir a meninge. Mas escola é sempre a primeira suspeita, né? De todo modo, todos os médicos do hospital disseram que não é contagioso.
    Silvana, caravana ao hotel fazenda djá! bjos amiga!

    ResponderExcluir
  10. Pat, que sufoco, imagino como vc se sentiu e ainda está sentindo!!! Vc tem razão , não existe maior sofrimento do que ver um filho ou um neto sofrer!!! Fiquei acompanhando tudo através da MARISA POIS AGORA NOS COMUNICAMOS SEMPRE , GRAÇAS Á INTERNET!!! Rezei para tudo terminar como terminou! Graças a Deus, o susto passou e vc viu que ela está crescendo uma pessoa forte! Isso é que importa! Parabéns querida, vc é uma mãe maravilhosa!!! Beijão da Rê

    ResponderExcluir
  11. Rê! que bom você por aqui! acho incrível que você e minha mãe estejam mais próximas por conta da internet! beijos e obrigada pelo carinho!!!!

    ResponderExcluir
  12. Pati, meu coração também apertou do lado de cá. Tuas palavras tocaram todas nós, como se fossem nós a passar por esse susto... O melhor que podemos tirar de um momento como esse é a força que ganhamos.
    Melhoras pra Mariana linda, e um abraço bem apertado em vc e toda a família...
    bjo grande

    ResponderExcluir
  13. Ai que judiação!!! Tadinha da Mari e tadinha de você, ainda bem que tudo já está melhorando e que criança esquece logo!!!!

    ResponderExcluir
  14. Que susto hein...
    Que bom que tudo está melhor por aí...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Desesperador. Lendo tudo isso, fico me perguntando se dá para confiar em médico. Pq eles não preferem observar antes de tacar um diagnóstico de virose? será que é tão difícil ter vaga para colocar uma criança em observação? Em qualquer hospital, hoje em dia, parece que a gente está sempre no pior pronto socorro do SUS. Enfim, que bom que está tudo bem agora. Espero que ela esteja linda e saltitante, sem nem lembrar desses dias!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. ufa. que susto, pati!
    coração desse tamanhozinho ao ler o post.
    e ó que tô arrepiada até agora.
    pedindo aos anjinhos que protejam mais os nossos filhos.
    e torcendo pra que mariana se recupere 100% logo.

    bjocas e ó aquele abraço, que vc merece.

    ResponderExcluir
  17. Ai, também chorei, porque imaginei sua aflição. Mãe é bicho para sofrer mesmo e não adianta achar que poderia ser pior, a gente nunca nunca nunca quer ver nossos filhos doentes. Maaaas, que bom que ela está bem agora. Pode chorar... de felicidade!

    ResponderExcluir
  18. Ver o filho doente e bem chato mesmo Só Deus mesmo para nos dar força.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Puxa, foi inevitável o nó na garganta ao ler o seu post... Ainda bem que tudo já passou! Mas então esse tipo de meningite não é evitado com vacina? Sou leiga...

    ResponderExcluir