quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Extremamente frágil

Estávamos subindo a escada, nós duas. Eu com três copos de suco nas mãos, equilibrista, como sempre. Ela, um degrau atrás de mim. Levou uma fração de segundos entre eu tentar conter a sua queda, e uma eternidade vendo que não conseguiria largar os copos e evitá-la. Mariana tropeçou e foi rolando escada abaixo. E aqui sugiro aos avós que não leiam o relato da queda, para não se impressionarem mais do que já se impressionaram. Mariana foi rolando os cinco primeiros degraus, batendo o corpinho na escada dura, como se fosse uma boneca de pano. Os próximos cinco ela deu uma cambalhota, bateu a cabeça, quicou na parede e seguiu a curva da escada, continuando a cair até chegar na sala. Nos segundos que essa queda durou eu deixei os copos em cima do lugar mais próximo e gritei para o Fabio, que chegou até ela antes de mim. Gelei. Não desmaiou, não sangrou, mas o rosto ficou roxo na hora e gritava de dor no pé. Pediu leite, dei uma mamadeira e no primeiro gole recusou. Quando tirei a mamadeira da boca dela vi uma gota de sangue. Frio na espinha. Pedi para abrir a boca e vi que tinha feito um cortinho na língua. Corremos para o pronto-atendimento perto de casa, mas chegando lá Mariana já tinha se acalmado e estava conversando normalmente. Até ser atendida já parecia ótima, mas a pediatra achou melhor fazer uma tomografia, já que o rosto dela estava bastante roxo e as batidas na cabeça poderiam ter causado algo. Fomos ao pronto-socorro mais próximo e ali a outra pediatra também confirmou a necessidade da tomografia. Por sorte Mariana dormiu antes da hora do exame – já era quase uma da manhã – e nem percebeu quando a colocaram na máquina. Meu coração gelou pela segunda vez, ao vê-la assim, imóvel, indefesa, naquela máquina. Choro só de pensar. Felizmente foi só um grande susto, e alguns hematomas pelo corpo. Nada sério na cabeça, como atestou a tomografia. Ontem ficou em observação, mas graças a Deus passou o dia super bem. Uma fração de segundos e você percebe o quanto tudo ao seu redor é assim tão frágil.

15 comentários:

  1. Nossa, Patricia, mas que baita susto!

    Bom saber que tá tudo bem com a Mariana.

    Vou triplicar o cuidado com a escada lá em casa...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai, menina, que susto! Nossa, tive dificuldade até de comentar aqui, imaginando sua angústia ao presenciar tudo.
    Beijos nas duas

    ResponderExcluir
  3. ô deus.
    que bom que tá tudo bem, deixo um beijão pra vocês duas e uma respirada profunda de alívio: UFA!

    Mariana é de borracha!

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sem palavras!
    Você disse tudo, em um segundo passa um filme em nossas cabeças, esse susto como o que você passou, mostra de quão frágil e efêmera é a vida.
    E que muitas situações fogem ao nosso controle, mesmo com todo zelo e cuidado.
    O que importa é que ela está bem!

    ResponderExcluir
  6. Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde.

    aguardo sua visita :)

    beijos

    www.driviaro.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pati do céu, até eu gelei aqui. Juro, meu estômago deu um nó. Ainda bem que vcs fizeram os exames, ainda bem que não passou de um susto - mesmo que imenso.
    Muito colo pra essa mocinha aí...
    bjos
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ufa, me assustei com esse relato mas ainda bem que ficou tudo bem! Viver é um piscar de olhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Moral da história: a gente sempre tem de ficar atrás da criança em escadas. Se estivermos descendo, ficamos na frente delas; se estivermos subindo, atrás. Eu me morro de medo, até porque Emília tem pouco mais de um ano e meio e não deixa a gente nem encostar nela pra ajudar com os degraus. Que bom que tudo passou, vivam os anjos da guarda!

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga, que susto, ainda bem que está tudo bem.....beijo ai.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei meio desesperada por você. Quando eu olhava um bebê, uns anos atrás, fiz a esperteza de deixa-lo sozinho por meio segundo em cima da cama para pegar a mamadeira que estava na sala do lado e foi o suficiente pra ele cair de lá. Chorei, chorei, chorei. E olha que o filho nem era meu, mas mesmo assim, a sensação de impotência (e irresponsabilidade no meu caso) são imensuráveis.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  12. Esses apuros fazem parte da maternidade e nos deixam cada vez com mais cabelos brancos...ainda bem que não foi nada grave...

    bjs

    ResponderExcluir
  13. ai meu deus, pati....
    falou de escada e eu quase cuspi meu coração no monitor.
    mas alivio pela pequena estar bem, já observada.

    bjinhos pra sarar, na mãe e na filha.

    ResponderExcluir
  14. Caramba, dá até ânsia. A gente vigia 24 horas, dorme com um olho aberto, se cerca de cuidados e, pronto, 5s bastam.
    Que bom que tudo está bem!
    Beijos!

    ResponderExcluir