domingo, 30 de janeiro de 2011

Que bom ir, que bom voltar.

Lendo o post anterior me deu até dó de mim mesma. Tão cansada, tão irritada, reclamando até da escolha do protetor solar. Mas nada como dias na praia, dias imensamente ensolarados e felizes para trazer o ânimo de volta. Tivemos férias especiais. De puro ócio. Tudo o que fora planejado, aquário, museu, viagem à cidade vizinha foi substituído por momentos de dolce far niente. Sem horário, nem regra, nem obrigação. Mariana se garantiu no protetor solar e aguentou dias inteiros de mar e piscina. Comeu pastel na praia e nem pegou virose. Não usei nenhum dos mil remedinhos que levei. Nada. Coisa inacreditável mesmo. Nada deu errado. Em duas semanas só choveu três vezes, e nas três já era de noite e estávamos abrigados dentro de restaurante. Sem planejar encontramos amigos queridos, que renderam ainda mais diversão. Nos trajetos mais longos de estrada Mariana dormiu. Aliás, Mariana foi uma santa nessas férias. Não fez birra, não chorou, não fez manha. Foi uma menina anjo por duas semanas. E eu, que pensava que ia querer voltar correndo para o trabalho, de tanta trabalheira que ia ter, qual nada, não me cansei nadica de nada. Ao contrário, descansei muito mais do que imaginei, talvez porque tenhamos decidido por férias de fazer nada, cancelamos grandes programações e vivemos cada dia preguiçosamente, sem compromisso, sem horário, só fazendo o que desse vontade. Nem mesmo tiramos fotos, exceção para uma ou duas, porque foto requer pose, e nessas férias não teve pose. A cereja do bolo está sendo o desfraldamento voluntário da pequena, que a cada dia se mostra mais disposta a largar as fraldas. Eu só tenho assistido, como coadjuvante. Levo ao penico quando ela pede, levo à privada quando ela quer, e coloco fralda quando ela decide. Penso que ela está a um passo de decidir definitivamente desfraldar. Mas não vou pressionar, deixo que ela tenha o seu tempo, o seu desenvolvimento. Vamos ver no que dá. Voltar para casa também foi bom. Nossa cama, nosso chuveiro, essas pequenezas tão deliciosas da vida cotidiana. Mariana desde ontem está matando a saudade dos avós, dos cachorros, dos brinquedos e de tudo que a rodeia. Amanhã as aulas recomeçam, com direito a mala e lancheira nova, porque as antigas, escolhidas por mim na melhor categoria 'mãe de primeira viagem', eram tão pequenas e desajeitadas que tiveram que ser aposentadas. As calças do uniforme já tiveram suas barras baixadas, mostrando como a pequena cresceu no último semestre. Por fim vale dizer que tivemos férias tão perfeitas, mas tão perfeitas, que só começo a trabalhar na terça e ainda com previsão de frente fria. Então é isso, tudo certo, tudo lindo, tudo pronto pra recomeçar.
Que venha o Carnaval!

12 comentários:

  1. hummm... e quem é que vai querer fazer birra no meio dessa delícia toda? eles não são bobos nem nada.
    e que bacana a forma como tá acontecendo o desfralde dela, perfeito.
    boa volta à rotina procês (aqui também começa amanhã).
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ai que coisa boa de ler, paty!
    deixou até o meu dia mais leve.
    isso sim são férias.
    bjocas e bom começo de ano!

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delícia! Com certeza a tranquilidade da Mari teve a ver com a programação light. Mas ficar ao lado de papai e mamãe o dia todo também faz um bem danado a esses pequenos. Pra quê fazer birra, querer chamar a atenção, se toda a atenção do mundo está ali?
    Ah, e parabéns pela postura diante do desfralde. É assim que eu imagino o desfralde da Emília: sem pressa, sem stress, sem pressão, no tempo dela.

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Pat, que, ultimamente ando preferindo férias assim, como essas! Nada de altos programas! Ficar de pernas pro ar! Tem coisa melhor!
    E, vambora, botar fotos da Mari na praia, vai! As tias daqui estão doidas pra ver ela se esbaldando no baldinho com areia!
    Beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Pat, que post delicioso! Nada melhor que o dolce far niente, concordo. Só agora, com filhos, estou dando o devido valor ao fazer nada. E como fiz isso em Salvador!
    O tom do post está ótimo, assim como o desfralde da Mariana. Adorei tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ehehe, Pat! Bom demais,né? Aliás, até deixei um recadinho sobre seu post anterior (rs). O Lucas também volta às aulas amanhã e está muito ansioso, e acho que acabou de descobrir que as férias são legais porque tem escola e vice-versa. Hoje, ele agradeceu pelas férias maravilhosas que teve. Eu até chorei de alegria e quis te contar, porque vocês compartilharam de parte delas. Beijo, Li

    ResponderExcluir
  7. Que delícia! Férias na praia com uma princesa que se comporta é bom demais né?

    ResponderExcluir
  8. A lição que aprendi nessas férias você deixou bem claro aqui: relax total, sem tensão desnecessária. Se não é para descansar e aproveitar não tem razão de acontecer. Voltei mais cansada do que fui, e a Nina no final tava pedindo casa. Prefiro férias menores e bem aproveitadas do que um monte de dias cheio de correria e compromisso.
    Patrícia, obrigada pela sua resposta imediata. Amo aquele vídeo e quero fazer um para o aniversário de 3 anos da Nina. Vc me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  9. Deu pra sentir o sossego nas suas palavras... me deu até moleza!!! Saudades de vcs!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Essa é especial para a mãe da Mariana:

    Cara mamãe-blogueira

    Não, isso não é propaganda de produto algum. Guarde sua grana para as fraldas : )

    Discutir projetos de decoração infantil bacanérrimos de um jeito simples e acessível. Essa é proposta do decorandinho.blogspot.com.

    Só para pequerruchos descolados e mamães antenadas.

    A gente espera sua visita de braços e comentários abertos.

    Decoranda&Equipe

    ResponderExcluir
  11. Ai que delícia. Que post mais gostoso. Fazia tempo que queria comentar aqui... e agora que consegui, fiquei com gostinho de quero mais, saudades de vc, apareça!

    Beijo!

    ResponderExcluir