sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Devaneios de cabeleireiro.


Mariana,

Essa foi a sua primeira ida ao salão de beleza. Sabe filha, sua mãe nunca foi fã de frequentar salão, fazer escova e essas coisas embelezativas que a vida vai te mostrar pouco a pouco. Não tenho a mínima paciência. E depois da sua chegada, me afastei de vez do programa. Só rola mesmo uma manicure no meio do expediente, já que o escritório onde trabalho tem esta facilidade. Mas a gente vai embarangando, embarangando e de vez em quando tem que se render ao mercado da beleza. Lá fui eu retocar as luzes, novidade que inventei para esconder os cabelos brancos que insistem em nascer. Seu pai ficou com você, prometi voltar rápido.
Mas eis que encontro minha amiga Graça no salão.

(E aqui eu faço um à parte. Graça tem filha adolescente, a Julia, linda linda linda de viver. Estavam as duas, mãe e filha, na sessão pé, mão, cabelo, maquiagem. Julia tinha uma festa à fantasia à noite e estava arrumando o cabelo para combinar com a roupa de grega que iria usar. Achei incrível ver que a Graça, embora tenha uma filha grandona, ainda a admira do mesmo modo que eu te admiro Mariana. Graça olha para Julia como eu olho para você. Com o mesmo olhar de surpresa constante pelo milagre que está lá na frente dela. E percebi que vai ser sempre assim. Vou sempre te admirar. Não vou enjoar nunca de te olhar apaixonadamente. Esse encantamento de ser mãe, que eu julgava acontecer somente enquanto o filho é bebê, pelo jeito vai pela vida toda. A mãe vai ser sempre fã do filho. Sempre. Mesmo se ele for juiz de futebol, roubar descaradamente e for xingado pelo Maracanã inteiro. Mãe continua amando, tenho certeza.)

Mas voltando ao salão.
Contrariando minhas expectativas, o programa mulherzinha foi uma delícia. A chatice de retocar as luzes resultou em uma tarde mais do que agradável. Conversinha, cafezinho, risadas e a cabeleira ficando com melhor aspecto. Só que a coisa toda demorou horas. Fazer luzes é uma novela. Pense bem nisso quando tiver vontade de fazer. Puxa o cabelo daqui, descolore dali, lava, coloca tonalizante, espera, lava de novo, seca....procedimento eterno que tem que ser refeito de dois em dois meses. E aí acabei me atrasando para o próximo compromisso, uma visita para a Dudinha, minha mais nova muito-em-breve-afilhada.
Cansados de me esperar, você e seu pai apareceram já no final da escova. E aí você quis colinho. E leitinho. E denguinho da mamãe. Papai pacientemente aguardando. Gracinha do lado. Julia se arrumando.
E aí Gracinha registrou nas fotos um raro momento em que estavam todas lá: a mãe, a mulher, a esposa e a amiga. Um raro momento de conciliação entre tantas facetas que a muito custo venho tentando equalizar.
Mariana, sou sua mãe acima de todas as coisas.
Mas aos poucos vou percebendo que outras Patricias ainda cabem dentro de mim.
Te amo filha querida.

3 comentários:

  1. Pat, Pat,

    Várias Patricias, várias Lisandras, várias facetas de todas nós. Estamos confusas com a rotina, tentando driblar os imprevistos mas, acima de tudo, estamos felizes com a maternidade e com as nossas vidas (duplo sentido - é óbvio). Antes que eu esqueça: tentei comentar os 10 anos. Mas, como uma madrinha meio... não consegui! Um grande beijo em todos e um especial para a sua nova faceta: a de "Patricinha" (rs), uma grande surpresa pra mim (rs)
    Li

    ResponderExcluir
  2. É Li...
    é olhar para nós duas e repetir sem parar "quem diria"..."quem diria"....
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Paty

    Minha amiga querida, sempre teremos muito que conversar.
    Sou agradecida a Deus e a minha Nossa Senhora das Graças pela maternidade. Adoro ser mãe, mãe da minha Julia. Sabe Paty, lembro de cada momento da Julia como se fosse hoje. Primeiro sorriso, palavras, chorei quando começou a tomar suco, comer papinha... Hoje passo outras experiências com ela. Continuo me emocionando... Julia é muito vaidosa, puxou a mamãe rsrsrs. Tem um cabelo lindo! E a cabeça muito boa! Graças a Deus! Quero que ela acima de tudo seja feliz! Todos temos muitas receitas de como fazer, cuidar melhor... siga seu coração, a sua intuição materna. Já te disse que seu olhar ficou doce, depois de Mari. Doce... mais doce pra mim também amiga!

    GRANDE Beijo!

    Da Amiga

    Gal

    ResponderExcluir