sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Porque mãe também é gente

Tem dias que o trabalho empilha na mesa, e a preguiça impera, e à noite a filha chora e não dorme. Tem dia que a gente tem vontade de falar chega, pra mim deu, tô cansada, tô estressada, eu também tenho direito a um pouco de risada.
Para estes dias, meu conselho sábio e certeiro: amigas, bebidas e conversa fiada.
E vamo que vamo que o feriadão vai começar!

obrigada queridas, pela companhia tão deliciosa!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vamos a la playa

Ela abriu os olhos estranhando o quarto onde estava. A última vez que esteve no apartamento de praia do vovô tinha pouco mais de um ano, tempo distante, do qual, ao que parece, não se lembrava. Chegamos à noite, enquanto ela dormia. Então só percebeu onde estava pela manhã. Sentou na cama, olhou ao redor e perguntou, perplexa: - Aqui é a praia? Olhou para o chão do quarto, como se procurasse algo e, de novo: - Tem peixe aqui? Mostrei para ela a casa do vovô Roberto e da vovó Marisa, mas ela insistiu que não, que aquela era a casa dos outros avós, Mario e Marlene. Insisti um pouco, disse que a casa dos avós era em outra praia, poucas quadras dali, mas ela pareceu não se importar.
Horas depois estávamos na praia. Tempo feio, quase frio. Mas promessa para filho é sagrada. – Claro filha, claro que vamos à praia. - Olha, filha, esse é o mar! – Tem peixe, mamãe? Cadê o peixe? E a gente tenta explicar que o peixe fica lá no fundo, porque o litoral sul não é lá essas coisas, não é Caribe nem nada, então peixe, só no fundo, bem no fundo. Segundos depois de molhar os pequenos pezinhos na água veio uma onda minúscula, que a derrubou. Assustou-se, encheu o cabelo de areia e a boca de água salgada. Chorou, teve medo do mar e da onda. E eu me assustei ao ver como minha filha ainda é tão pequena, ao ser derrubada por uma ondinha assim de nada. Brincou na areia, gostou bastante da areia. Comeu batata frita, comeu tapioca da menina do guarda-sol vizinho, comeu algodão doce. Em duas horas na praia comeu mais porcaria do que em dois anos de vida. E nós, os pais, nos divertindo de ter a vida assim tão real ao nosso alcance. Levar um filho à praia era coisa para os outros, aqueles que tinham filho, aqueles que viviam num mundo tão distante da nossa realidade. E agora estávamos ali, os três, vivos, alegres, rindo das banalidades, fazendo castelinhos de areia com nossa filha. À tarde vimos os peixes no aquário, programa que também tínhamos feito há um ano. Mas dessa vez ela gostou mesmo de ver os peixes, e riu das travessuras dos pingüins, se impressionou com a cobra, cantou Sapo Cururu para os sapos e chorou ao ir embora. Gostou desse passeio também.
À noite fomos jantar fora, restaurante árabe, música e dançarinas. Mariana dançou animada, rodopiou com a amiga Olívia, que nos acompanhou no passeio. Voltamos para casa tarde, a pequena já dormindo. Um dia longo, divertido, como há tempos não víamos acontecer.
No dia seguinte acordou com febre. Resultado dos abusos do dia anterior. Voltamos para casa felizes. A vida não podia ser melhor.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chegou!

Chegou o fim de semana! Tem coisa melhor?
Um ótimo final de semana para todos, principalmente para as minhas lindas e queridas sobrinhas Bruna e Victória, que amanhã farão uma super viagem !!!
Minhas amadas, titia se emociona só de pensar na carinha de vocês vendo tudo aquilo que a gente já cansou de conversar. Choro de pensar nos olhinhos de vocês brilhando ao verem tanta magia, tanto brilho, tanta coisa que a gente nem imagina que existe de verdade. Aproveitem cada minuto dessas férias. Um grande beijo nos seus pais, que vão virar crianças de novo, aposto! Minha querida amiga Lisandra fez um comentário no último post dizendo que com os filhos a gente "nasce de novo". E é exatamente isso. Ver o mundo pelos olhos dos filhos é uma renovação, uma alegria sem tamanho, indescritível. Aproveitem muito meus amados! (e por favor, muuuuuitas fotos!!!!)

E você, que me lê agora, aproveite também o seu final de semana!!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A primeira vez

O bilhete dizia algo como "ao disputar um brinquedo com o amigo ele beliscou o rosto da Mariana. O local ficou vermelho, lavamos e passamos uma pomada. Ela continuou brincando normalmente. Desculpe-nos". Não revelava o autor do crime, mas a pequena, falante e delatora, já contou quem foi. Ostenta um leve arranhãozinho no rosto. Recebeu muitos beijos mágicos no local. Os avós pensam em protestar na frente da escola. O pai, consternado, pegará o garoto na saída.

Gente, só brincadeira. O post é só para registrar mais essa primeira vez.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pronto, já passou!

É assim que eu falo para a Mariana todo o tempo. Pronto, filha, já passou. E dou um beijo mágico e passa gripe, passa dor, passa tudo. Então, super obrigada pelos comentários catárticos de ontem. Ajudaram muito a melhorar meu humor e o meu dia. Agora pronto, já passou. Mariana já melhorou, eu também.
E viva o fim de semana!!!!!!!

***************************
Para terminar bem a sexta-feira, as últimas pérolas Marianísticas:

A avó, depois da décima vez perguntando se a pequena queria sopa:
- Mariana, responde para a vovó!
A neta, analisando a receita do médico e com um ar reprovador, do tipo, 'não me interrompa por favor':
- Vovó, eu tô lendo!

***************************
Eu no quarto dela, ela no meu. Onze da noite.
Ela grita:
-Mamãe, eu tô lavando meu cabelo!
Não dei bola.
Minutos depois, ao entrar no quarto, vejo Mariana com o vidro de condicionador aberto, metade do conteúdo esparramado e a outra metade no seu cabelinho.
- Mariana! Você não fez isso, filha!
Ela, orgulhosa:
- Fiz mamãe!
E dormiu com creme no cabelo. Desde cedo aprendendo a se cuidar.

****************************
No fim se semana, indo para a casa das primas:
- Eu não quero ir na casa da Bruna, eu quero ir no sítio da Bruna.
- Mas filha, a Bruna tá na casa dela. Ela não tá no sítio. Hoje a gente vai na casa da Bruna. Quando a Bruna estiver no sítio, a gente vai no sítio.
Ela, dramática:
- Não fala isso pra mim!!!!!!!!!!!!!

****************************

Um ótimo final de semana a todos!!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chorando as pitangas

Mariana,
você teve febre à noite. E tosse, muita tosse. E reclamou de dores por todo lado. Nada grave, eu sei. Não vai ser a primeira nem a última gripe/virose/sinusite/sabeládeusoquê. Mas de manhã sua mãe tem que ir trabalhar, porque não dá pra dizer pro juiz - Desculpa aí seu juiz mas Mariana tá com febre, então você desmarca a audiência. E sua mãe te deixa chorando. Claro que tem o papai, mais presente do que nunca imaginei. E seus avós. E muito carinho e cuidado. Mas não tem a mamãe, que inventou que dava conta de trabalhar, ter casa, família, filho e ainda sair de casa no salto alto, penteada e maquiada. Nessas horas trabalhar é uma bosta. Desculpe, mas não tem outra palavra. Uma bosta. Porque ninguém para o mundo para resolver os nossos problemas. E enquanto eu espero a bosta (sorry, again) da hora da audiência, fico aqui chorando no teclado.
Mas assim como a sua gripe/virose/sinusite/sabeládeusoquê filha, essa não vai ser a primeira nem a última crise de culpa de sua mãe. Vai (vamos) melhorar. Eu sei que vai (vamos).
Te amo.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O jiló e o segredo revelado.

Mariana adora jiló.
Aprendeu com a vó Marlene e com o pai, porque na minha casa nunca teve jiló. Então que a iguaria é só na casa da outra vó.
Outro dia, no almoço de domingo na vó Marisa, Mariana pede jiló. - Não tem jiló, filha. Tem vagem, quer? Não quis. E começou a chorar copiosamente: - Quero jiló! Quero jiló! Quero jiló! Esperneou. Gritou. Reclamou. Recusou a comida. Azedou o humor e não quis mais almoçar. Tio Beto, de testemunha, não me deixaria mentir. Tudo por causa do jiló.
No dia seguinte, já na casa da vó Marlene, se adiantou a pedir o prato, que foi preparado às pressas e degustado com todo prazer.
Daqui uns anos, quando Mc-eca for sua comida preferida, tenho certeza que Mariana vai custar a acreditar que já chorou por um jiló.


***************************
Um dia desses, segurando a bolsa, Mariana me beija e fala:
- Tchau mamãe, vou no meu trabalho descansar.

(agora me digam, quem foi que contou pra ela?)

***************************